
Rosana Altimari, Maria do Carmo, Sônia Catel e Marco Perez com Felipe Sigollo em SP
Com o objetivo principal de priorizar o atendimento às pessoas, o governo municipal através da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosana Altimari, esteve na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social em São Paulo na última terça-feira, 24. A comitiva de Rio Claro, que contou com a vereadora Maria do Carmo Guilherme, Marco Perez diretor da Fundação Municipal Ulysses Guimarães e Sônia Catel Gerner da Secretaria Municipal de Ação Social, foi recebida pelo secretário Felipe Sigolo.
Entre os assuntos tratados, a Prefeitura Municipal com apoio da Câmara solicitou ao governo paulista que possibilite a ampliação dos programas Ação Jovem e Renda Cidadã para que número maior de pessoas possa ser atendido em Rio Claro.
“Solicitamos ao governo paulista, através da pasta de Desenvolvimento Social, investimento maior em Rio Claro no que diz respeito aos programas sociais e liberação de recursos para entidades que prestam importantes serviços à comunidade”, disse Maria do Carmo na reunião.
De acordo com Felipe Sigolo, atualmente a Secretaria de Desenvolvimento repassa cerca de R$ 1,4 milhão por ano para o município para a manutenção de diversos programas sociais entre eles o Ação Jovem, Renda Cidadã e o Vivaleite. “Entendemos como justa a solicitação. A ampliação de programas sociais está na pauta do governo. Vamos encaminhar o pedido de Rio Claro para que a curto prazo possamos anunciar os investimentos pretendidos”, disse o secretário em exercício.
Rosana Altimari destacou que atualmente Rio Claro conta com oito CRAS (Centro de Referência e Assistência Social). Segundo ela, com a ampliação do Ação Jovem Rio Claro, com apoio das pessoas que atuam no CRAS, vai possibilitar realizar trabalho mais eficaz no adolescentes e jovens no que diz respeito aos problemas causados pelo consumo de drogas e álcool. “Esta luta é árdua e somente com a união de forças e que temos como preservar a juventude”, disse a primeira dama.
Dados apresentados por Sônia Catel confirmam que hoje Rio Claro conta com 233 vagas do programa Renda Cidadã e 175 do Ação Jovem. Segundo ela, a cidade busca o aumento de 200 vagas no Renda Cidadã para toalizar 433 vagas e 400 no Ação Jovem para fechar em 575 vagas.
Felipe Sigolo também comentou com a comitiva de Rio Claro que o foco do governo paulista neste novo mandato que se inicia é a terceira idade. Segundo ele, o governador Geraldo Alckmin solicitou atenção especial com idosos e a partir daí diversas ações estão em fase final de elaboração.
Maria do Carmo Guilherme observou que Rio Claro conta com o Parlamento do Idoso, através do qual membros dos grupos da Melhor Idade são eleitos e participam de sessões debatendo problemas da cidade. “Temos mais de 70 grupos da Melhor Idade em nossa cidade. Essas pessoas contribuem de forma intensa com a cidade”, disse a vereadora.