- Infraestrutura, Notícias

Trem de passageiros mobiliza municípios para inclusão de Rio Claro já na primeira fase

Compartilhe:

Irineu Prado e Geraldo Voluntário traçam mobilização por trem de passageiros

O prolongamento da linha do Trem Regional Santos-Santa Bárbara para até Rio Claro mobiliza câmaras municipais do antigo trecho da Cia Paulista. Em fase de licitação, o projeto do governo Geraldo Alckmin opera com orçamento de R$ 5 bilhões para esta que é a primeira fase. O projeto completo com interligação das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas e ligação de Sorocaba até Taubaté tem orçamento de R$ 18 bilhões.

“Já que a prioridade do governo estadual é a ligação Santos-Santa Bárbara, o objetivo agora é avaliar a possibilidade de incluir Rio Claro já na primeira fase no projeto”, explica Geraldo Luis de Moraes, o vereador Geraldo Voluntário.

Conforme ele, a importância e a dimensão do projeto indicam a necessidade de participação da comunidade local e das cidades do trecho ferroviário até Americana neste momento de definição. “Vamos oferecer elementos para as avaliações técnicas do governo, mas esperamos contar também com expressão política, por isso vamos buscar apoio junto ao deputado Aldo Demarchi e lideranças da região”, informa o vereador sobre as iniciativas em curso.

Reunião na OAB

A OAB (Ordem dos Advogados)  de Rio Claro agenda para o dia 26 reunião em sua sede para definir plano de ação em relação ao tema. Os trabalhos serão presididos pelo desembargador aposentado Irineu Carlos de Oliveira Prado, conforme deliberação da presidente Rosa Cattuzzo da 4ª subseção.

De família ferroviária e filho do ex-vereador e sindicalista Irineu de Oliveira Prado, o representante da OAB convoca a sociedade civil, autoridades e representantes de clubes de serviços para o encontro. “Pela tradição ferroviária, Rio Claro não pode ficar de fora ou desmobiliada em momento tão importante como este, contamos com a mobilização da comunidade para manifestar a expectativa de Rio Claro”, salienta.

Regional

Para o presidente da Câmara Municipal de Cordeirópolis, David Bertanha, a ferrovia é uma alternativa de transporte viável.  “Temos que debater o assunto; o retorno do trem de passageiros para as cidades da região certamente é viável, é opção prática”. Ele estima que “para quem vai de carro até São Paulo o problema da demora ao entrar na cidade vai ficar vez pior. Há ainda as desvantagens da despesa com estacionamento depois que se chega, gasto com combustível e pedágio. Ir de trem facilitaria em muito, sem contar que é mais confortável”.

Em Limeira, o vereador Doutor Júlio entende que a ligação até Rio Claro “não apenas é viável como necessária”. Ele relata que desde 1992 defende a reativação do transporte de passageiros. “Uma viagem até o centro de São Paulo, contando com congestionamento do trânsito, chega a levar até três horas; por trem pode levar duas horas e vinte, sem contar a redução de veículos na estrada e da poluição”, justifica.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Gertrudes, José Luis Vieira, é categórico, “vamos participar dessa luta, sem dúvida; trata-se de uma modalidade de transporte mais econômica e ecologicamente correta”.

Também de Santa Gertrudes, o vereador Levi Xavier é otimista em relação ao projeto do trem regional de passageiros. “Por essa alternativa mais barata de transporte precisamos fazer alguma coisa, temos que conseguir a inclusão do trecho de Americana a Rio Claro, precisamos agir”, conclui.