
Replantio foi realizado na tarde do último sábado na Feena
Recuperar áreas devastadas pelo fogo e chamar a atenção da comunidade para a importância da preservação ambiental. Com estes objetivos, grupo de voluntários reuniu-se na tarde do último sábado, 31, na Floresta Estadual Navarro de Andrade (Feena) para realizar plantio de mudas frutíferas. A ação coordenada por Carolina Mortari contou com a participação de diversos segmentos da comunidade. A Câmara Municipal foi representada pela vereadora Maria do Carmo Guilherme.
A atividade surgiu a partir de ideia divulgada em setembro do ano passado através da rede social. O replantio ganhou força através do apoio de órgãos oficiais como a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Legislativo, Defesa Civil, entre outros.
“A Floresta Estadual sofre com incêndios. A nossa principal reserva verde precisa de socorro. Daí a importância desta ação comunitária. Preservar o meio ambiente é garantir um futuro melhor para as nossas crianças”, comento Maria do Carmo no replantio.
Pé de figo, bananeira, pé de mamão, entre outras mudas. Uma a uma foram chegando no início da tarde de sábado, 31, carregadas pelos voluntários. O replantio foi feito em área de 45 metros quadrados. “Pés de goiaba, pitanga e acerola enriqueceram ainda mais a variedade da nova vegetação”, constatou.
Segundo Maria do Carmo, na segunda etapa do trabalho serão plantadas 1,6 mil árvores nativas. Entre as espécies, jacarandás e jequitibás. “Este replantio requer técnicas. Para tanto, vamos buscar apoio da sociedade civil organizada para que empresa especializada possa realizar o serviço”, explica a vereadora.
A presença de crianças no replantio foi o ponto alto do mutirão. Para os organizadores, trabalhar a importância da preservação do meio ambiente com o público infantil é garantir agentes multiplicadores de informação às gerações futuras.