
Maria do Carmo Guilherme com Marco Antônio Casagrande acompanham os serviços.
Funcionários da Secretaria Municipal de Obras que trabalham na Fábrica de Artefatos de Cimento e Usina de Asfalto, a Facua, avançam com a aplicação de raspa de asfalto nas ruas e avenidas de Ajapi. A melhoria é comemorara por moradores, entre eles comerciantes e trabalhadores, que sofreram mais de 10 anos com a ação da poeira nos dias quentes e a lama nas épocas chuvosas.
Ciente do problema causado pela falta de pavimentação asfática no distrito, Maria do Carmo Guilherme conversou, inicialmente, com o governo municipal. Ao ser informada que neste ano a prefeitura não teria condições de investir nas ruas do distrito Maria do Carmo direcionou a sua atuação parlamentar em busca de alternativas para resolver o problema.
Em contato com as concessionárias Centrovias, que administra a Rodovia Washington Luiz, e Rodovia das Colinas, responsável pela Fausto Santomauro, Maria do Carmo Guilherme solicitou a doação de raspa de asfalto. “As empresas entenderam o problema enfrentado pelas pessoas e liberaram ao todo 60 caminhões do material. Agradeço a colaboração das concessionárias em nome dos moradores de Ajapi”, afirma Maria do Carmo.
Com o material liberado, a Secretaria Municipal de Obras entrou na parceria e destacou equipe da Facua, sob o comando de Paulo Ribeiro, que no momento trabalha no distrito. “O trabalho desenvolvido pelos servidores públicos também merece elogio. As ruas, antes tomadas por buracos, com a aplicação correta da raspa do asfalto garantem a circulação de pessoas com segurança sem poeira e sem lama”, assinala a vereadora.
Marcos Antônio Casagrande, que conta com comércio no distrito, recorda-se que teve de tirar as janelas em reforma devido à poeira que sujava as mercadorias. “Antes, o transtorno era diário. Nesta região da cidade o tráfego de caminhões é intenso o que aumenta o problema da poeira. Com a raspa do asfalto melhorou muito”, afirmou.
Silvia Helena Rossi, que conta com 30 mulheres em sua confecção, retratou problema semelhante. Segundo ela, a área de trabalho, antes, permanecia fechada por conta da poeira. “Agora, podemos deixar a porta aberta para aumentar a ventilação dentro do barracão”, sinalizou. “Com a raspa do asfalto, a qualidade de vida aumentou de forma significativa aqui no distrito”, acrescentou.
Maria do Carmo detalha que a raspa de asfalto, inicialmente projetada para melhorar as condições de acesso ao bairro Terras de Ajapi, foi aplicada nas principais ruas e avenidas do distrito. “A quantidade de material possibilitou estender a melhoria para outras localidades de Ajapi. Vamos continuar trabalhando para que as pontas de ruas e bairros sem asfalto de Rio Claro possam receber o pavimento”, finalizou.