- Homenagem, Notícias

Missa afro celebra fraternidade com homenagens na igreja de São Benedito

Compartilhe:

Conduzida pelos padres Roberto Carlos e Marcelinus, na igreja de São Benedito, no sábado à noite, a Missa Afro 2014 celebrou a integração cultural dos povos e a fraternidade cristã em comemoração à Semana da Consciência Negra.

O ato religioso reuniu moradores do bairro, membros das paróquias locais, da região, e contou com a participação de representantes da Pastoral Afro, da Irmandade de São Benedito, do Conselho da Comunidade Negra e de órgãos públicos.

Os padres Roberto Carlos e Marcelinus receberam Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Rio Claro em homenagem prestada pelo vereador Geraldo Voluntário. Por iniciativa também do vereador, a honraria foi entregue igualmente a representantes dos padres Cândido e Ronaldo.

Membros de entidades municipais vinculadas à integração racial receberam a moção, no total de seis: Clarice Lemes Soares, Irmandade de São Benedito, Ariel Rios, Divanilde de Paula, Izabel Rezende e Kizie de Paula.

A celebração contou com elementos características da cultura africana, como vestuário e ritmos musicais. O ofertório foi composto com frutas tropicais distribuídas aos participantes. Os cantos foram apresentados pelo Coral da Irmandade de São Benedito de Itirapina.

Atendendo a solicitação de populares, de afrodescendentes e do vereador Geraldo Voluntário à Pastoral Regional da Diocese,, o calendário litúrgico do município passa a contar com a realização de três missas afros anualmente. As datas marcam o Dia da Abolição (13 de Maio), Dia de São Benedito (05 de outubro) e Dia da Consciência Negra (20 de Novembro).