- Educação, Saúde, Segurança

Descontaminação de água está praticamente concluída no Complexo Educacional do Jardim Novo

Compartilhe:

Equipe realiza o trabalho de desinfecção no Complexo Educacional do Jardim Novo.

O vereador João Texeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), na semana passada foi acionado por pais de crianças da creche Hélio Jorge e da escola de ensino fundamental Sebastião Ambrósio, ambas localizadas no Jardim Novo I. Naquele momento, alguns alunos apresentavam sintomas de intoxicação.

Foi solicitada a presença da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária no local. Após análise da alimentação servida (merenda) bem como da água disponibilizada para o consumo, verificou-se que o problema estava na caixa d’agua responsável pelo abastecimento de dois dos três blocos. Com o laudo nas mãos, a Secretaria Municipal de Educação tomou providências. Entre as medidas, a limpeza completa do local de acordo com as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) realizada por uma empresa especializada.

Nesta quarta-feira (17) o vereador voltou a unidade escolar e constatou que o problema foi resolvido, com excessão de um bebedouro, que neste momento não oferece riscos a saúde das crianças pois se encontra interditado. “Após 10 dias acompanhando o caso, hoje recebemos o resultado que todas as caixas d’água do complexo educacional estão livres de contaminação”, informou Juninho da Padaria. “Uma última análise e limpeza será realizada para que seja liberado um bebedouro que por precaução está interditado”, concluiu.

Juninho da Padaria vê a necessidade de se realizar análises periódicas para apurar com frequência a qualidade da água que encontra-se em todas as caixas d’agua que atendem a rede pública de ensino. “Com algumas medidas preventivas podemos afastar o perigo causado pelo risco de contaminação e evitar casos como o ocorrido aqui no Jardim Novo”, finalizou o vereador.

Os trabalhos de descontaminação foram realizados em parceria pela Secretaria Municipal de Educação, Vigilância Sanitária de Rio Claro e Instituto Adolfo Lutz.