
Centenas de municípios manifestaram o interesse em ter uma faculdade de medicina, mas apenas 39 foram selecionados.
O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (4) a relação de 39 municípios em 11 estados autorizados a receber novos cursos de medicina. O município de Rio Claro foi um dos contemplados.
“Nossa cidade colherá grandes frutos por conta deste curso, não apenas na saúde, mas em toda a economia, diante do impacto positivo que uma faculdade de medicina produz onde ela está inserida”, afirma o vereador João Zaine, líder do governo na Câmara Municipal.
“Com certeza, em alguns anos, nosso município será um dos maiores centros de referência em medicina”, enfatizou o parlamentar. Zaine destacou também a ampliação da estrutura da rede, já que os cursos de medicina propiciam inclusive o aumento do número de leitos.
Por fim, João Zaine lembrou que o sonho do hospital regional em Rio Claro poderá ser concretizado, pois a instalação do curso de medicina visa à melhoria no atendimento da saúde, com mais médicos à disposição da população. “Após o anúncio do curso de medicina, a vinda de um Hospital Regional para o nosso município será consequencia natural”, expôs o vereador.
O próximo passo será o credenciamento de instituições de ensino superior interessadas em oferecer o curso. O edital de chamamento das faculdades foi publicado na última quinta-feira (28) no Diário Oficial da União.
Cerca de 200 municípios se manifestaram interessados em ter uma faculdade de medicina. Destes, apenas 39 preencheram os requisitos necessários. Para isso, o Ministério da Educação levou em conta a necessidade social do curso, a estrutura da rede de saúde para realização das atividades práticas e a capacidade para abertura de programa de residência médica.
As instituições de ensino superior (IES) que assumirem a responsabilidade de abrir os cursos devem realizar investimentos na rede de saúde – os valores aplicados são, inclusive, critério para a seleção das IES –, além de implantar programa de residência médica de modo a garantir a especialização dos profissionais após o término da graduação.