- Infraestrutura, Notícias

Construção de casas do Bom Retiro fortalece a região do Novo Wenzel com novo Cras, aponta Raquel Picelli

Compartilhe:

Raquel Picelli, Luci Wendel e Adriana Altéia na área onde será construído o novo Cras

A entrega das 420 casas que formam os bairros Bom Retiro I e II, prevista para acontecer em dezembro deste ano, requer do poder público atenção especial em vários setores. Localizadas na região do Jardim Novo Wenzel, as novas moradias vão abrigar 1,6 mil pessoas.

Ciente desta nova realidade na região que conta também com o Jardim Bonsucesso, Raquel Picelli articulou a implantação de uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social, o Cras, na localidade. A vereadora entrou em contato com o então deputado federal José Eduardo Cardozo, hoje ministro da Justiça, para solicitar a liberação de recurso do governo federal através de emenda parlamentar.

“Levamos ao conhecimento do Cardozo a importância da realização desta obra e com isso conseguimos a liberação da maior parte dos R$ 400 mil necessários”, explica Raquel Picelli ao lembrar que o município entrará com contrapartida.

Na última terça-feira, 19, a vereadora esteve no local com a secretária municipal de Ação Social, Luci Wendel Ferreira e com a assistente social Adriana Altéia. Na oportunidade, elas vistoriaram o local onde a obra será realizada.

Na avaliação de Raquel, a confirmação da implantação do Cras trata-se de um ganho considerável às famílias que vão morar no Bom Retiro I e II e um suporte para as pessoas que já residem no Jardim Novo Wenzel e Bonsucesso.

O Cras é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Ele atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.