
Para Juninho da Padaria, Rio Claro precisa criar novo Distrito Industrial
“Rio Claro, na geração de empregos, se transformou na cidade dos supermercados e farmácias”. Com esta fala, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas) defendeu na Tribuna da Câmara Municipal, na sessão ordinária da última segunda-feira, mudanças na política pública adotada pelo município para atrair novos investidores.
Para o democrata, a abertura de novos postos de trabalho através de supermercados e farmácias tem o seu valor, mas, a expansão do setor na região torna inquestionável a necessidade de Rio Claro buscar investimentos em outras áreas. “Só para exemplificar a situação podemos citar a Honda que está construindo unidade de grande porte em Itirapina, a Mercedes Benz que confirmou investimento em Iracemápolis e a Hyundiai que já é realidade em Piracicaba”, disse.
Para Juninho, uma forma de atrair investidores de diversos setores para a cidade é a mudança na Lei 2629/93 que instituiu o Programa de Desenvolvimento Econômico de Rio Claro, o Proderc. A seu ver, esta lei ainda é referência para atrair novas empresas para o município, mas, com o passar dos anos requer adequações.
“Se a cidade enfrenta dificuldades para atrair grandes investidores, defendo que o Proderc seja estendido também às micros e pequenas empresas”, disse o vereador ao avaliar que o empreendedorismo precisa avançar em Rio Claro.
Com relação aos grandes investidores, o democrata visualiza que a situação somente será resolvida com um novo Distrito Industrial. “Há muitos anos que em Rio Claro uma grande empresa não se instala. Isto preocupa. De forma geral, temos de reverter este quadro incentivando as micros e pequenas empresas que são responsáveis pela geração de muitas vagas”, completou ao lembrar que a Prefeitura Municipal também precisa dar atenção especial às empresas que já estão instaladas em Rio Claro.