- Notícias, Segurança

Em reunião do Parlamento Regional, Rio Claro expõe escalada do crime e reivindica DDM 24 horas

Compartilhe:

PRAUP: Geraldo Voluntário na tribuna da Câmara de Iracemápolis

O Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba, o Praup, realizou sessão extraordinária na manhã da última terça-feira, 12, na Câmara Municipal de Iracemápolis. Na oportunidade, vereadores debateram por três horas o tema segurança pública com representantes das Polícias Militar e Civil: coronel Humberto Gouvêa Figueiredo, titular do Comando de Policiamento do Interior-9 (CPI-9) e Ely Vieira de Faria diretor do Deinter 9.

A Mesa Principal foi formada por: Ronei Martins (Limeira), Agnelo Matos (Rio Claro), Nilton de Praga Barbosa da Silva (Conchal), João Manoel dos Santos (Piracicaba), Rodrigo Tendolini Balerini (Analândia) e André Luís Rocha (Capivari). Ocuparam a Tribuna de Honra o prefeito de Iracemápolis, Valmir Gonçalves de Almeida e o presidente do Legislativo local, Donizete Stein.

Ao expor a triste realidade de Rio Claro na área da segurança pública, Agnelo Matos apresentou números: “No ano passado, 50 pessoas foram assassinadas na cidade. Neste ano, o número de execuções já chega a 25. A maioria dos crimes está ligado à venda e consumo de drogas. Muitos jovens perdem a vida devido à dívida com traficantes”, lamentou o presidente da Câmara de Rio Claro.

Segundo Agnelo, no início deste ano a presença da Rota retraiu a escalada da violência mas não resolveu o problema. O parlamentar observou que dias após a saída da equipe especial da PM das ruas de Rio Claro o clima de insegurança foi restabelecido seguido de execuções.

Vereadores que representam Piracicaba ratificaram a onda de violência na região com triste frase: “Todo dia morre gente assassinada em nossa cidade. É assustador”, disseram os parlamentares diante dos representantes das polícias Militar e Civil.

Para o vereador de Rio Claro, Geraldo Voluntário o trabalho na área da segurança pública precisa ser regional já que os problemas causados pela violência não se limita a uma cidade ou outra. “Defendemos que a Polícia Militar tenha maior presença na zona rural onde famílias sofrem constantemente com ataques de assaltantes. Também se faz necessária presença contínua da polícia na porta das escolas onde os traficantes de drogas agem cada vez com mais força”, alertou.

O funcionamento 24 horas da Delegacia de Defesa da Mulher, a DDM, também foi incluída na pauta. Érica Tank, vereadora de Limeira, fez discurso crítico sobre a ação de maridos violentos, muitos deles embriagados, que diariamente atacam mulheres covardemente. “A maioria dos casos ocorre no período noturno. Por isso defendemos o funcionamento 24 horas das DDMs”, disse a vereadora.

A fala de Érica Tank ganhou apoio de Geraldo Voluntário. Segundo o vereador de Rio Claro, este assunto precisa ser resolvido com brevidade visto que mulheres são vitimadas todos os dias. “A DDM 24 horas precisa se tornar realidade. Em Rio Claro, existe trabalho forte neste sentido”, disse.

Os outros temas abordados na reunião foram:

Conchal: constantes roubos de tratores na zona rural;

Analândia: fluxo de turistas triplica o número de habitantes com isso a cidade, que é uma estância climática, sofre com problemas na área de segurança. Entre eles, roubos de máquinas agrícolas e tráfico de drogas;

Iracemápolis: assaltos a pedestres preocupam, município é cercado por cidades maiores como Piracicaba, Rio Claro e Limeira;

Cordeirópolis: violência contra a mulher encabeça a lista de problemas. Município também registra número preocupantes de roubos;

  Charqueada: mesmo número (2) de policiais militares há muito tempo. Cidade conta com 15 mil habitantes e bairros afastados;

Capivari: assaltos na zona rural cria clima de insegurança;

Araras: nos últimos 15 anos a cidade registra aumento populacional de 40%. Número do efetivo policial reduziu;

Piracicaba: onda de homicídios revela triste situação vivida pelo município;

Elias Fausto: conta apenas com uma viatura da Polícia Militar. Município possui bairro distante (Cardeal) – 8 quilômetros. Com isso, ação de assaltantes fica facilitada já que a mesma viatura não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo.

A próxima reunião do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano, de acordo com o presidente Ronei Martins, vai acontecer no dia 14 de outubro na Câmara Municipal de Águas de São Pedro.