
Abertura da programação contou com Oficina de Artesanatos no Centro de Qualificação
“Uma prova de amor”. Desta forma as organizadoras da Semana Municipal de Aleitamento Materno resumem o Dia do Mamaço, atividade desta terça-feira, 5, o segundo dia de atividades. Os trabalhos serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde nos seguintes horários: às 9 horas no Guanabara e às 14 horas no Jardim Panorama. No auditório da Farmácia da Unimed, na Rua 11, 1441, entre as Avenidas 6 e 8, a atividade vai ter início às 16 horas.
Nesta terça-feira também terá sequência a Oficina de Artesanatos no Centro de Qualificação Profissional, na Rua 4, número 3311, na Vila Operária. O primeiro dia de trabalho, realizado na segunda-feira, 4, marcou a abertura da Semana Municipal de Aleitamento Materno. Autora da Lei Municipal 3125/00, Raquel Picelli destacou a importância dos trabalhos realizados no município. “Ao trabalhar de forma lúdica, as pessoas aprendem com mais facilidade. A confecção dos mamíferos – bonecas e bichinhos de pano – fortalece a política de amamentação de diversas formas”, disse a vereadora ao referir-se aos materiais que serão doados para trabalho nas UBS.
Para Bell Rezende, assessora de Referência e Atendimento à Mulher, o trabalho de conscientização sobre a importância do aleitamento materno tem como um dos principais objetivos derrubar o culto à beleza do corpo. “Muitas mães deixam de alimentar seus bebês temendo flacidez dos seios entre outras modificações do corpo. Isso é um absurdo, o leite materno é o alimento indispensável para o desenvolvimento da criança”, disse.
Sílvia Marina Anaruma, coordenadora do programa Proama e docente do Departamento de Educação da Unesp Rio Claro, explica que através da Oficina de Artesanatos são confeccionados os mamíferos (materiais pedagógicos) que serão utilizados para promover o aleitamento materno a partir de trabalhos realizados nas UBS. “Nesta oficina, vamos confeccionar bonecas e diversos animais de pano. Cada unidade deste material possui características voltadas à amamentação e também ao parto”, explicou.
Agenda
5 Agosto – Terça-feira
– Dia do Mamaço: 9 horas na USF Guanabara; 14 horas na USF Panorama e 16 horas no auditório da Farmácia da Unimed na Rua 11, 1441, entre as Avenidas 6 e 8.
– Oficina de Artesanatos: das 13 às 17 horas, Centro de Qualificação Profissional, Rua 4, número 3311, Vila Operária. Vinte vagas disponíveis. As produções serão doadas para os PSFs e creches.
6 Agosto – Quarta-feira
– Oficina II: Confecção de Mamas de Crochê: Diretoria de Políticas Especiais, Rua 2, 2099, entre Avenidas 20 e 22. Vinte vagas disponíveis. As produções serão doadas para os PSFs e creches.
– Dia do Mamaço: às 9h30 no USF Jardim Novo; às 13 horas na USF Ajapi; às 14 horas na USF Palmeiras (equipes I e II); às 14 horas no USF Mãe Preta (equipes I
e II) e às 14 horas na USF Terra Nova.
7 Agosto –Quinta-feira
– Dia do Mamaço: 8 horas na USF Jardim Progresso; às 14 horas na USF Jardim Bonsucesso.
– Entrevista TV Claret: Professora Doutora Silvia Marina Anaruma (docente da Unesp, coordenadora do Proama – Projeto Alimentar). Tema – Objetivos da Semana Mundial de Aleitamento Materno. Das 12h30 às 13h30, Canal UHF 19 e Canal NET 13.
– Rosana Altimari, no Fundo Social de Solidariedade, entrega das bombas elétricas tira-leite, a partir das 10 horas.
8 Agosto – Sexta-feira
– Dia do Mamaço: às 8 horas na USF Benjamin de Castro; às 9 horas na UBS Wenzel ; às 13 horas na USF Jardim das Flores; às 9 horas na UBS Avenida 29 e às 13h3- na UBS Boa Vista.
– Apresentação do documentário “O Renascimento do Parto” no anfiteatro II da Unesp. Das 8h30 às 10 horas, debate com Ana Elisa Jardim Gouveia (fonoaudióloga do Proama e do Centro de Habitação Princesa Victória) e Janaína G. Pelarigo Manesco (enfermeira da Maternidade e UTI Neo do Hospital Unimed Rio Claro); das 14h30 às 17 horas, debate com Nayara Girardi Bayardi (obstetriz e mestre pela USP – Enfermagem) e Maria Selma da Paz Petrelli (psicóloga e doula) e das 19h30 às 21 horas, debate com a professora doutora Silvia Marina Anaruma (docente e psicóloga da Unesp, coordenadora do Proama) e Ana Elisa Jardim Gouveia (fonoaudióloga do Proama e do Centro de Habitação Princesa Victória).
14 Agosto – Quinta-feira
– Entrevista TV Claret: Raquel Picelli Bernardinelli (vereadora e autora do projeto que criou a Lei da Semana Municipal de Aleitamento Materno). Tema – As leis e as conquistas feitas para o município em prol do aleitamento materno. Das 12h30 às 13h30, Canal UHF 19 e Canal NET 13.
21 Agosto – Quinta-feira
– Entrevista TV Claret: Janaína G. Pelarigo Manesco (enfermeira da Maternidade e UTI Neo Hospital Unimed Rio Claro). Tema – O trabalho na Maternidade e UTI da Unimed no incentivo ao aleitamento materno. Das 12h30 às 13h30, Canal UHF 19 e Canal NET 13.
28 Agosto – Quinta-feira
– Entrevista TV Claret: Doutora Denise Lopes (pediatra e coordenadora do Banco de Leite de Rio Claro em conjunto com a Fundação Municipal de Saúde). Tema – Banco de Leite Humano. Das 12h30 às 13h30, Canal UHF 19 e Canal NET 13.
Notas
– Curso online gratuito: ‘Capacitação em Aleitamento Materno – Básico I’, coordenado pelo Proama/Unesp. Trinta e cinco vagas disponíveis com inscrições entre os dias 12 e 14 de agosto de 2014. Início no dia 18 de agosto e término em 18 de outubro (duração total de 50 horas). Maiores informações ib.rc.unesp.br/proama
– Durante o mês de agosto será apresentada a mostra fotográfica “Do Início da Vida aos Primeiros Pasos” na Santa Casa, Asser e Unimed.
– Mãe procure a Unidade Básica de Saúde, Banco de Leite da Santa Casa (3535-7024) ou Hospital Unimed (3522-7000 – ramal maternidade). O Fundo Social de Solidariedade está disponibilizando bomba tira leite elétrica. Assim você poderá colaborar com o Banco de Leite da cidade.
– Apoio: Asser, Assessoria de Referência e Atendimento à Mulher, Banco de Leite Santa Casa de Rio Claro, Câmara Municipal, Foto Brasil, Fundação Municipal de Saúde, Proama-Unesp. TV Claret e Unimed.