- Educação, Infraestrutura, Notícias

Inauguração de escola no Jardim Ipanema encerra ciclo de oito anos de luta e beneficia 160 crianças

Compartilhe:

Maria Aparecida Hartung – Dona Birro foi oficializada como patrona da nova escola

Investir na Educação das crianças hoje para garantir a boa formação profissional no amanhã. Utilizar o ensinamento escolar, desde os primeiros passos, como ferramenta fundamental de combate ao avanço da violência em vários setores da comunidade. Com estas mensagens, representantes da Prefeitura, Câmara Municipal e da Câmara dos Deputados participaram da inauguração da escola Maria Aparecida Polastri Hartung, a Dona Birro, no Jardim Ipanema, na tarde da última quinta-feira, dia 29. A escola é destinada a 160 crianças de zero a cinco anos.

Autor do projeto de lei que definiu a Dona Birro como patrona da escola, o presidente da Câmara Municipal, Agnelo Matos, em sua fala, não esconde a emoção: “Valeu a pena!”, disse o parlamentar ao relembrar que a luta para que a escola se tornasse realidade estendeu-se por oito anos.

Agnelo agradeceu ao apoio do deputado federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, que esteve presente na solenidade. “Agradeço-o mais uma vez pela dedicação, trabalho e atenção permanente com Rio Claro”, enfatizou o presidente do Legislativo local ao salientar que os recursos necessários à construção da nova emenda foram liberados pelo governo federal, através do programa Pró-Infância, atendendo emenda parlamentar de Chinaglia.

O combate ao déficit de vagas nas creches, desafio para o município, prossegue com a ajuda de Chinaglia. De acordo com Agnelo Matos o deputado federal já garantiu recursos para a construção de mais três creches em Rio Claro. “Teremos novas unidades educacionais construídas, com o apoio do governo federal, nos bairros Bosques do Rio Claro, Jardim Centenário e San Marino”, comemorou o presidente da Câmara.

Arlindo Chinaglia comentou para professores, pais e alunos, e representantes da classe política, que a construção da nova escola não é um favor do governo federal e nem do governo municipal. “Mas, é fruto de trabalho. Se não houvesse determinação da presidente Dilma Rousseff e do prefeito Du Altimari esta obra poderia demorar mais do que oito anos para ser concluída”, sinalizou.

Chinaglia destacou o trabalho do Movimento de Mulheres do bairro que uniu forças e através da Câmara Municipal e da prefeitura vez a voz da comunidade ser ouvida em Brasília. “Parabenizo o presidente da Câmara local, Agnelo Matos que não poupou esforços para que nós pudéssemos viabilizar o recurso via emenda. Parabenizo os familiares da Dona Birro pela justa homenagem e toda a comunidade por receber esta escola tão bonita e agradável”, pontuou.

O prefeito Du Altimari também parabenizou Agnelo pela indicação da Dona Birro como patrona da escola. “A obra está à altura da sua obra como a ‘mãezona’ de muitas crianças da nossa cidade”, citou. Ele lembrou que na área anexa à nova creche em breve escola de ensino fundamental será inaugurada. “Esta escola conta com ampla e moderna quadra poliesportiva a qual permanecerá aberta à disposição da comunidade nos finais de semana”, completou.

Também participaram da solenidade a vice-prefeita Olga Salomão, a secretária municipal de Educação, Heloísa Maria Cunha do Carmo, a diretora da escola Sandra Giraldelli, Maria Vânia Teixeira da Silva (Movimento das Mulheres), familiares da Dona Birro, vereadores de Rio Claro, presidente da Câmara de Limeira, Ronei Martins; presidente da Câmara de Araras, Breno Cortella e prefeito de Araras, Nelson Brambilla.