A Câmara Municipal de Rio Claro em parceria com a Fundação Municipal de Saúde e Santa Casa de Misericórdia realiza nesta sexta-feira, dia 30, atividade da Semana pelo Respeito ao Nascimento, de autoria da vereadora Raquel Picelli.
A programação se inicia a partir das 13h30, no Anfiteatro do Hospital São Rafael, com a exibição de filme “O Renascimento do Parto”, que retrata a grave realidade obstétrica mundial e, sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias. Através de relatos de alguns dos maiores especialistas na área e das mais recentes descobertas científicas, questiona-se o modelo obstétrico atual, promove-se uma reflexão acerca do novo paradigma do século XXI e sobre o futuro de uma civilização nascida sem os chamados “hormônios do amor”, liberados apenas em condições específicas de trabalho de parto.
Após a exibição do filme haverá debate com a presença da Drª Carla Anreucci Polido, que é médica obstetra e docente do Departamento de Medicina da Ufscar e Drª Jamile Claro de Castro Bussadori, enfermeira obstetra e docente do Departamento de Enfermagem da UFscar.
A vereadora Raquel Picelli avalia como positiva o debate em Rio Claro sobre parto humanizado e destaca que a Semana Municipal pelo Respeito ao Nascimento é espelhada na Campanha Mundial que ocorre em vários países desde 2004, tendo inicio no Brasil em 2011.
“Muitas mulheres são submetidas a intervenções desnecessárias, causando grande desconforto e impossibilitando um vínculo afetivo mais restrito com o bebê. A programação desta sexta-feira é uma excelente oportunidade para começarmos a mudar a cultura das cesáreas”, enfatiza.