- Notícias, Sessão Solene

Cobrança por respeito para a categoria marca homenagem a agentes de limpeza na Câmara

Compartilhe:

O trabalho de garis e margaridas é destacado em solenidade no Legislativo

Através do gari João Antônio Ribeiro e da margarida Fátima Aparecida Teixeira, a Câmara Municipal prestou homenagem a todos os agentes de limpeza. A solenidade realizada na tarde da última sexta-feira, dia 16, segue Decreto Legislativo de autoria do vereador José Pereira dos Santos.

Presidente da Câmara, Agnelo Matos, os vereadores Pereira, Maria do Carmo, Geraldo Voluntário, Juninho da Padaria e Dalberto Christofoletti, o prefeito Du Altimari e sua vice Olga Salomão formaram a Mesa Principal. “Não se mede as pessoas pelo o que elas possuem e nem pelo o que fazem mas sim como fazem”, frisou Pereira na abertura dos trabalhos.

Para o autor da homenagem, infelizmente, o trabalhador braçal no Brasil vive à sombra da sociedade. “Muitas vezes, as pessoas passam do lado dos agentes de limpeza sem cumprimentá-las. É triste porém real”, observou o parlamentar.

Juninho da Padaria parabenizou Pereira pela iniciativa e ressaltou que trata-se de uma justa homenagem concedida às pessoas que enfrentam sol e a chuva para manter a cidade limpa. “Ignorar estas profissionais, fato que ocorre com freqüência pelas ruas cidade, chega ser um ato desumano”, sinalizou.

Geraldo Voluntário lembrou o caos urbano ocorrido no Rio de Janeiro, recentemente, devido à greve dos agentes de limpeza. “Temos a obrigação de cumprimentá-los. Se esta categoria cruzar os braços a situação torna-se insustentável em qualquer cidade”, apontou.

Olga Salomão destacou a sensibilidade do vereador Pereira ao encabeçar homenagens para garis e margaridas. “A classe geradora que gera a riqueza do nosso país é muito desvalorizada. Precisamos reverter isso”, disse. “As pessoas que menosprezam o trabalho dos agentes de segurança são as mesmas que jogam lixo pelas ruas diariamente”, acrescentou.

Em sua fala, Du Altimari enfatizou que todas as profissões são dignas. O prefeito citou a criação da Secretaria Municipal de Paisagismo, a implantação de Ecopontos nos bairros e  lixeiras na área central para exemplificar as medidas adotas em prol da limpeza do município. “A população exige cidade limpa e sem a colaboração dos garis e margaridas não teríamos condições de chegar a um resultado positivo”, pontuou.

Para Maria do Carmo cabe à comunidade rio-clarense respeitar muito mais esta categoria que atua na limpeza urbana. “Se cada um fizesse a sua parte, principalmente não jogando lixo pelas ruas, o trabalho dos agentes seria facilitado”, frisou.

Agnelo Matos falou sobre a iniciativa do vereador Pereira, a qual considera exemplar, e lembrou que as duas pessoas homenageadas simbolizam toda a categoria. “Ao apresentar este Decreto Legislativo, Pereira faz justiça ao trabalho desenvolvido por garis e margaridas. Assim como os demais parlamentares disseram também defendo que a comunidade precisa respeitar mais esses profissionais que trabalham para limpar a sujeira alheia”, disse o presidente ao finalizar a sessão.

Fátima Teixeira e João Antônio receberam placas das mãos de José Pereira e cumprimentos dos demais vereadores da Câmara, amigos, familiares e amigos de trabalho. “Temos de aprender a valorizar as pessoas que dedicam grande parte da vida para atender terceiros enfrentando barreiras climáticas e preconceito. Fica aqui um singela porém sincera homenagem”, finalizou Pereira.