
André Luís de Moraes – Presidente da Federação Umbandista Caminhos dos Orixás
No próximo sábado, dia 3, às 20 horas, a Exposição Ogum e suas Origens Culturais terá início nas dependências do Shopping Center Rio Claro. As atividades, que fazem parte da lei oriunda do Projeto de Lei 4468/2013 assinado pelo vereador Geraldo Luís de Moraes, o Geraldo Voluntário, vão se estender até o dia 24 de maio com a apresentação da Banda Odaya no shopping.
Na sessão ordinária da última segunda-feira, dia 28, o presidente da Federação Umbandista Caminhos dos Orixás, André Luís de Moraes, o Pai André esteve no Plenário da Câmara Municipal onde agradeceu apoio dos parlamentares, que aprovaram o projeto que estabelece no município o Dia do Ogum, bem como convidou toda a comunidade para prestigiar o calendário especial.
“Vivemos em um país democrático e laico. Todas as religiões merecem respeito”, sinalizou o Pai André no início da sua fala. A seu ver, a religião afro contribuiu muito com a formação do Brasil. “A minha vinda aqui é para agradecer a aprovação do projeto que abriu caminho à instituição do Dia de Ogum”, comentou o religioso ao enfatizar que Ogum é o Deus da tecnologia e da agricultura.
Tema discutido com mais força neste momento em todo o mundo, por conta dos problemas ocorridos em diversos estádios de futebol, o preconceito racial também foi enfocado pelo Pai André. “O preconceito racial não cabe mais nos dias atuais. A diversidade é compreensível apenas no campo da criatividade”, completou.