- Mulher, Notícias

Demanda de creche e saúde foram destaques em reunião do Legislativo

Compartilhe:

Foi realizada na tarde desta quarta-feira, dia 9, reunião nas dependências da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Rio Claro) para debater as propostas que surgiram durante a programação da Semana da Mulher.

A atividade foi coordenada pela vereadora Raquel Picelli e contou as participações da Assessora de Referência e Atendimento à Mulher Bell Rezende, da representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Guaraci de Paula, da representante da Comissão da Mulher da OAB Ionita Krugner, além de Rosmeiri Pinheiro Moraes, representando o Creas e funcionários da Câmara Municipal de Rio Claro.

A Carta das Mulheres, explica Raquel Picelli, responsável pela iniciativa, trata-se de um documento que anualmente reúne as principais reivindicações femininas. As solicitações são encaminhadas para gestores públicos das três esferas (municipal, estadual e federal) com o objetivo de viabilizar avanços para o segmento.

Com a leitura e revisão do documento, foi possível verificar que a demanda de creches em Rio Claro foi levantado em diversos segmentos da sociedade durante a programação da Semana da Mulher. Neste sentido, a vereadora sinalizou que existem algumas vertentes sobre assunto, como a realização de Plenária, por meio da Comissão da Criança e do Adolescente, com o objetivo de expor estes pontos; a discussão da ampliação do período da licença maternidade e paternidade e o compromisso de empresas privadas com a implantação de creches.

“Como presidente da Comissão irei aprofundar esta pauta do Legislativo, verificando inclusive a inserção das propostas da Carta das Mulheres na Lei de Diretrizes Orçamentárias”.

Outro ponto bastante debatido foi a melhoria no oferecimento de serviços de saúde em Rio Claro. “Foram diversas reivindicações solicitando reformas e ampliações em Unidade Básicas de Saúde, mais médicos e agilidade no atendimento e nos exames, principalmente para as gestantes. Estamos organizando todas estas demandas e iremos encaminhar e cobrar respostas da Fundação Municipal”, informa Raquel Picelli.

A vereadora ainda enfatiza que o documento será analisado e atualizado durante todo o ano.  “A nossa luta é permanente. Avançamos em vários aspectos, mas, há pontos que ainda precisamos de muito esforço para quebrar barreiras”, acrescentou a vereadora.