- Infraestrutura, Meio ambiente, Notícias

Professor Dalberto continua lutando por melhorias no DAAE

Compartilhe:

Professor Dalberto (PDT) nas últimas sessões ordinárias cobra o Daae a respeito de diversos problemas relatados por moradores em vários bairros de Rio Claro.

Professor Dalberto (PDT) levantou na Câmara Municipal o debate a respeito das condições oferecidas aos usuários do serviço de água e esgoto em Rio Claro e inclusive, por entender ser papel do legislador, assinou o requerimento para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Por onde passa, Professor Dalberto (PDT) encontra apoio da população nas questões que envolvem o Daae e diariamente seu gabinete recebe várias ligações telefônicas de munícipes relatando problemas acerca da autarquia, sendo que na maioria das vezes aparece a mesma situação preocupante: os usuários reclamando dos abusivos valores cobrados nas contas de água.

O vereador solicitou que a Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A), já que sua sede em Campinas conta com um avançado laboratório de análise de hidrômetros, fosse a responsável pela aferição dos hidrômetros instalados nas residências de Rio Claro, principalmente daquelas onde as contas subiram misteriosamente.

O pedido para a retirada, no entanto foi negado pelo Daae. Desta forma, os hidrômetros não poderão passar por uma análise isenta. O vereador, entretanto continuará pressionando para que a autarquia atenda a este pedido.

Essa luta já rendeu frutos, como a paralisação do laboratório de aferição de hidrômetros do Daae que estava irregular, a suspensão da instalação de hidrômetros sem aferição de segurança e a criação de uma minuta de lei que concede desconto nas contas em casos extraordinários, como por exemplo, um vazamento.

Como a água é um recurso vital, ela não pode estar sob o controle da iniciativa privada. O parlamentar também entende que a sua gestão deve olhar especialmente as famílias de baixa renda.