No mês em que Rio Claro conta com programação especial voltada às mulheres, a Câmara Municipal rendeu-se ao talento musical feminino. Na noite da última segunda-feira, dia 24, a honraria Pedestal da Música foi entregue a pessoas que dedicam-se profissionalmente ou por lazer ao dom de encantar o público através da voz.
Por iniciativa do vereador João Zaine, o Legislativo prestou homenagens a Irmã Hermínia Maria Zago, representada na solenidade pela aluna e amiga Rosa Maria D’Urso e Vera Lúcia Bartiromo.
O musical “Mulheres Que Cantam e Encantam” – apresentado no final de semana no Grupo Ginástico também – foi homenageado pela Câmara. Receberam a honraria: Andréia Flauzino, Ariane Nagib, Claudia Guilherme – representada pelo marido Flávio Guilherme; Eliza Sartori; Marina Ignatti (Tika); Simone Brasil; Sirley Rangel; Andréia Sicchiero e Júlia Simões.
A mesa principal foi formada pelo presidente da Câmara, Agnelo Matos, vereadores Dalberto Christofoletti e Maria do Carmo Guilherme, a vice-prefeita Olga Salomão e Maria Cândida Demarchi, representando o deputado Aldo Demarchi.
Autor da homenagem, João Zaine destacou o talento musical das mulheres que muito contribuem para que o nome da cidade de Rio Claro seja projetado no cenário nacional. “Esta homenagem é pouco perto de tudo que vocês fazem pela nossa cidade. Quem esteve no Ginástico no final de semana assistiu a um espetáculo de altíssima qualidade. Gostaria de parabenizar todas as mulheres de Rio Claro que cantam e encantam através de vocês”, disse o parlamentar.
Históricos
Irmã Hermínia Maria Zago
Estudou Música no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre. Concluiu seus estudos básicos no sul, veio para São Paulo, ingressou por concurso na Faculdade de Educação Musical do Instituto de Educação Caetano de Campos, que freqüentava no período da manhã, e no curso de piano do Instituto Musical de São Paulo, à tarde. Terminado o curso superior, foi designada para trabalhar em Rio Claro, chegou em 1953, iniciando suas atividades como professora de música na escola Puríssimo Coração de Maria.
Vera Bartiromo
Nasceu em Rio Claro, filha de José Rodrigues Jordão Filho e Maria Witzel Jordão – desde cedo se sentiu arrebatada pela música, legado de seu pai, que tocava vários instrumentos. Aprendeu a tocar violão ouvindo e vendo o pai – aos 5 anos iniciou seus estudos de piano. Enquanto aluna do Colégio Puríssimo (outro berço musical) participava de todas as atividades musicais, convidada pela Irmã Hermínia para compor o conjunto.
Ariane Rossetti Nagib
Nasceu em Rio Claro em em 20/07/70, dentista, casada com William Nagib Filho, mãe de Nicole e Nathan. Iniciou na música aos 9 anos de idade, tendo aulas de piano até os 17 anos, participou de corais infantis na escola e de festivais de música, onde teve sua primeira banda SensaSom como tecladista e cantora. Sócia fundadora da Orquestra Filarmônica de Rio Claro, da qual é secretária.
Cláudia Cristina Fiorio Guilherme
Nasceu em Rio Claro em 7 de junho de 1970, filha de Reynaldo Fiorio e Adriana Francisca Francelin. Durante a adolescência Claudia foi aluna dos professores Silvio Santos e Nalu Partezanni nas aulas de violão popular. Aprendeu também o “canto popular” na escola de musica Síncopa.
Maria Elisa Sartori
É cantora rioclarense nascida em 25 de maio de 1964. Ingressou no universo musical ainda jovem sempre cantando diversos gêneros musicais como: popular, pop, flash back, dentre outros ritmos da moda.Em razão de sua voz que contagia, participou como cantora de bandas como Mala Direta, Capital Brazil, Diligência Country Band, Grupo Alta Classe, Juventude Brasileira, Duplo Sentido Musical Show.Também atuou por 5 anos com a Dupla Felipe e Falcão fazendo backing vocal nos shows por todo o Brasil e participando das gravações em estúdio da dupla.
Tika
Nome artístico de Marina Ignatti Casonato. É cantora e compositora de música popular brasileira. Natural de Rio Claro-SP, onde iniciou o estudo de técnica vocal com oito anos de idade com a pianista e regente Irmã Hermínia Maria Zago. Hoje, aos 24 anos, é licenciada em Música pela Universidade Federal de São Carlos e estuda Canto Popular no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí.
Simone Brasil
Nasceu em Itaguaí, no Rio de janeiro em 20 de maio de 1976. Começou a cantar aos 4 anos de idade no Coral Infantil da Igreja Evangélica Pentecostal na sua cidade natal, juntamente com familiares que são todos músicos. Dos 7 aos 10 anos, já participava de Festivais de Canto em Itaguaí. Concluiu o curso de Radialista na vizinha cidade de Piracicaba em 1997. Começou a sua carreira musical e a trabalhar profissionalmente como cantora em bandas de baile nas cidades de Piracicaba, Iracemápolis e Rio Claro. Foi cantora das bandas: Scalla, Contra Mão e Mala Direta onde permaneceu por 7 anos, viajando por todo o Brasil em apresentações da banda. Atualmente Simone tem um Quarteto, que toca todos os gênerosmusicais, e faz eventos Free com Bandas de Rio Claro.
Sirley Rangel
Nasceu na cidade de Anápolis em 29 de novembro de 1978, filha dos músicos Sebastião Dias e Zenilda Rangel de Oliveira, sua casa, portanto, exalava acordes musicais. É musico-instrumentalista, compositora e produtora musical de voz, Sirley canta gêneros musicais de vão do pop, passando para r&b, soul e black americano. Desde muito pequena canta, toca violão desde os 9 anos de idade e teclado desde os 13. Em razão de seus pais serem músicos, pois ensinavam as pessoas a cantarem e a tocarem instrumentos como violão e teclado, Sirley e suas irmãs foram estimuladas e treinadas por eles e aprenderam a trilhar o trabalho musical.