A Câmara Municipal de Rio Claro realiza nesta quarta-feira, dia 26, às 19h, sessão solene de Título de Cidadã Emérita a Divanilde Aparecida de Paula. A iniciativa é da vereadora Raquel Picelli, por meio de Decreto Legislativo.
“Dona Diva é um exemplo de mulher guerreira e há muitos anos atua no movimento social negro. È com muita honra que presto esta homenagem a ela”, destaca a vereadora Raquel Picelli.
Breve Biografia
Divanilde Aparecida de Paula, Dona Diva, que é funcionária pública aposentada e Presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra. Nasceu em Rio Claro, onde sua família começou a vida na fazenda Mata Negra.
Dona Diva também coordena os trabalhos da Equipe Palmares, que em abril de 2014 completará 20 anos. A Equipe Palmares é uma organização de mulheres negras que lutam e militam pelo direito das mulheres, valorização da sua cultura e ancestralidade.
Pelo seu grande engajamento na militância do movimento social negro desde a sua juventude, ela tem muitas histórias de luta e resistência para contar.
A sua trajetória de militância também está ligada ao samba e sua escola de coração. A GRASIFS Voz do Morro, onde faz parte da Velha Guarda e é integrante fiel da ala das baianas.
Além de ser uma griô que tem a missão de contar histórias do passado da população negra, ela também é uma mulher que domina os saberes e sabores da culinária brasileira. Cria muitos pratos e mantém a tradição de servir receitas da época de sua avó.
Dona Diva é mãe de Roberto de Paula Neto e está numa família com mais de sete irmãos (um falecido).