
João Zaine, José Maria Chiossi e Luís Bortolin (da Secretaria de Obras) na Avenida 29
Investimentos na área da Mobilidade Urbana e Sistema Viário entram na terceira fase no município com a construção de nova rotatória na Avenida 29. Na primeira delas duas obras foram realizadas na Avenida Brasil altura das Avenidas 50-A e 80-A. Na segunda etapa, apenas com o bloqueio em uma das direções o tráfego foi reorganizado na Rua 14 com a Avenida 14. Agora, o município investe em um dos pontos mais críticos do trânsito local: cruzamento da Avenida 29 com a Rua 9.
A obra iniciada na última segunda-feira é reflexo do trabalho desenvolvido desde o ano passado. Grupo de moradores e comerciantes da região em contato com o vereador João Zaine esteve na rotatória da Avenida 50-A. O objetivo do trabalho, naquele momento, explica o parlamentar, era buscar elementos que pudessem contribuir na montagem do projeto.
Em meados de 2013, nas dependências do Boulevard Jardins, comerciantes e moradores estiveram reunidos com o prefeito Du Altimari, vereador Zaine e o secretário de Mobilidade, José Maria e equipe. Neste encontro, novas sugestões para o projeto foram discutidas e muitas delas aprovadas.
“A construção da nova rotatória foi amplamente discutida com a comunidade que mora ou trabalha naquela região”, enfatiza Zaine. Titular da pasta de Mobilidade Urbana, José Maria Chiossi esteve com o parlamentar na obra na manhã da última quarta-feira, dia 19.
De acordo com Chiossi, nesta fase inicial, do trabalho que deve se estender por cerca de 60 dias, são realizados os serviços de topografia e nivelamento da área. “Nesta quarta-feira também terá início a implantação de guias”, observou o secretário.
A programação de serviços inclui também remoção de postes de iluminação pública e colocação de outros em novos pontos, a cargo da Elektro, colocação de semáforos e pintura do solo. “Estamos realizando uma obra importante para a cidade com alterações míninas no trânsito neste momento”, disse Chiossi. “É importante deixar claro que o avanço da obra vai levar a uma interdição maior do trecho. O transtorno se faz necessário para que possamos resolver o problema que afeta 20 mil veículos por dia nesta rotatória”, acrescentou o secretário.
Para Zaine é preciso levar em conta a realidade do município em toda a área de entorno da Avenida 29 com a Rua 9 no momento em que a atual rotatória foi construída. Segundo ele, naquela época, bairros como o Jardim Itapuã, Anhangüera, Kennedy, Porto Fino, escolas, condomínios e centro comercial não existiam.
“Hoje, a realidade populacional desta região é completamente diferente mas a rotatória continua a mesma. Este é o motivo dos congestionamentos diários no local”, analisou. “Temos mais de 10 bairros que utilizam esta rotatória. Com a obra, assim como aconteceu nas rotatórias da Avenida 50-A e 80-A, o tráfego vai fluir normalmente”, defendeu Zaine.
O vereador recorda-se que no primeiro mandato do atual governo – 2009/2012 – época que atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico, a preocupação com a reorganização do trânsito em vários pontos da cidade já se manifestava com força nas reuniões do governo. “A necessidade de intervenções nas vias de acesso ao Distrito Industrial, na Rua 14 coma Avenida 14 e na Avenida 29 com a Rua 9 já fazia parte do nosso discurso naquela época”, afirma o líder do Governo na Câmara.
A nova rotatória está a cargo da Secretaria Municipal de Obras que realiza o serviço com recursos e funcionários próprios. O secretário Chiossi defende intervenções permanentes para que a manutenção do controle do trânsito devido ao número crescente de veículos que circulam pelas ruas.