- Mulher, Notícias, Saúde

Vereadora quer quebrar cultura das cesáreas e valorizar parto humanizado

Compartilhe:

Números revelam que nos últimos 30 anos houve uma mudança comportamental nas gestantes em todo o Brasil. Atualmente, dados demonstram que 52% das mulheres optam pela cesárea e 48% pelo parto normal, isto unindo a rede pública e privada. Quando se relata apenas a área particular o número de cesáreas alcança 85%, porcentagem extremamente elevada.

Estas estatísticas foram divulgadas pelo ginecologista e obstetra Drº Odair Albano em entrevista ao programa da TV da Assembleia Legislativo chamado “Alesp convida” desta semana, que teve como apresentadora a deputada estadual Ana Perugini e a vereadora Raquel Picelli como convidada.

Diversos fatores foram pontuados como contribuintes para estes dados, entre eles: a praticidade de agendar a data e horário do nascimento e o receio sobre as dores do parto. Porém, os benefícios do parto normal são muito maiores tanto para as mulheres quanto para os bebês. Há menor risco de infecção; a recuperação mais rápida, favorece a produção de leite materno; estreita os laços afetivos com o bebê; o tempo de internação é menor e útero volta ao seu tamanho normal mais rapidamente.

Já ciente destes dados, a vereadora Raquel Picelli defende o conceito de parto humanizado e vem atuando no cenário político para que Rio Claro tenha uma Casa do Parto. A proposta das casas de parto é ser diferente dos hospitais. O ambiente é mais acolhedor, lembra uma residência e não uma sala de cirurgia e só são aceitas gestações de baixo risco.

“Esta é mais uma ação que vem complementar o trabalho que já desenvolvo relacionado ao aleitamento materno e ao serviço voluntário que faço na Pastoral da Criança, no qual transmitimos às mulheres a importância do pré-natal .”

Outras informações sobre a saúde da mulher foram destacadas pelas parlamentares e pelo médico. A endometriose e o HPV são duas doenças que atingem um número expressivo de mulheres.

De acordo com o Drº Odair Albano 15% das mulheres em idade reprodutiva são acometidas por endometriose. Os principais sintomas da endometriose são dor e infertilidade. As dores podem ocorrer antes ou durante o período menstrual.

Sobre o HPV a vereadora Raquel Picelli está acompanhando todo o processo da campanha nacional de vacinação contra o vírus HPV no período de 10 de março a 10 abril. O público alvo da campanha são as meninas de 11 a 13 anos de idade.  Trata-se de uma estratégia do Ministério da Saúde para reduzir o câncer de colo de útero. Haverá também palestra com o Drº Gilberto Rodrigues dos Santos Filho no dia 6 de março, às 8h30, no auditório da secretaria municipal de Educação, sobre a vacinação.