Grande parte das mulheres, além de ir ao trabalho, leva seus filhos à escola, realiza as compras no supermercado e, para muitas delas, o transporte coletivo é o único meio de condução disponível.
Se não bastassem todas as atribuições cotidianas, no transporte público as mulheres ainda enfrentam algumas dificuldades. Ficar em pé durante o trajeto, por exemplo, principalmente quando o coletivo está cheio, além do incômodo físico, elas podem vir a sofrer algum tipo de assédio. Por conta dessas particularidades é necessário que algumas medidas sejam tomadas.
Nesse sentido, de autoria do vereador Professor Dalberto (PDT), deu entrada na Câmara Municipal de Rio Claro um Projeto de Lei prevendo que nos veículos de transporte coletivo, após a devida ocupação dos assentos reservados para as pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas com crianças de colo (Lei Federal nº 10.048/2000), os lugares restantes deverão ser ocupados preferencialmente pelas mulheres.
“A crescente participação das mulheres no mercado de trabalho faz com que elas usem com maior frequência o transporte público para os seus deslocamentos, ocasionando em seu dia-a-dia uma variedade de situações, sendo assim, defendo que as mulheres também tenham a preferência nos assentos disponíveis nos meios de transportes coletivos”, explica o vereador.
O projeto tramitará nas Comissões Permanentes. Após o parecer das mesmas, será encaminhado para votação no Plenário.