Nesta quinta-feira acontece palestra gratuita sobre bariátrica, às 19h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal, com a fisioterapeuta Marcela Annunciato Freitas. A atividade faz parte da extensa programação do Grupo Bariátrica de Rio Claro, que surgiu por iniciativa da vereadora Maria do Carmo Guilherme e atualmente conta com a parceria da Asser.
Segundo a fisioterapeuta, a palestra desta semana será uma apresentação do planejamento dos trabalhos para 2014. “A partir de janeiro, iremos oferecer duas frentes principais de atuação: uma em grupo, na qual serão desenvolvidas palestras e reuniões focando a qualidade de vida, transmitindo informações sobre obesidade; a outra frente refere-se ao atendimento individual dos participantes em relação aos tratamentos e à cirurgia bariátrica”, informa Marcela.
A palestra ainda servirá para cadastrar os interessados em participar do grupo o ano que vem. “Por isso, é importante que as pessoas compareçam à atividade de quinta-feira”, enfatiza a fisioterapeuta.
O grupo de estudos para encaminhamento de cirurgia bariátrica realiza justamente o trabalho preparatório, o acompanhamento, a transmissão de informações e a evolução de quem passou pela cirurgia. “A obesidade pode causar diversos problemas para a saúde física como pressão alta, diabetes, colesterol, artrose, infertilidade, entre tantas outras. O lado emocional também é afetado, sei o quanto é difícil manter a autoestima quando se está acima do peso. Minha vido mudou após ter feito a cirurgia de redução de estômago”, salienta a vereadora Maria do Carmo.
Durante os encontros do grupo são informados os pontos fundamentais a serem seguidos pelo paciente que irá se submeter à cirurgia de redução de estômago. Antes da operação ele deve passar por um preparo psicológico, compreender a técnica cirúrgica, entender as mudanças que ocorrerão na sua vida.
O psicólogo neste preparo vai ater-se aos problemas que tenham contribuído para a instalação da obesidade, ou até mesmo que tenham surgido como conseqüência desta. Logo após a cirurgia, no início do período pós-operatório, o acompanhamento psicológico faz-se necessário para ajudar a traçar metas.
Em 2012, mais de 70 mil operações bariátricas foram realizadas no país pelo SUS e pela rede particular, segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Em 2003, foram feitos 16 mil procedimentos, ou seja, houve um aumento de 4,5 vezes no número total durante esse período.
Quem quiser saber mais informações sobre o grupo bariátrica em Rio Claro pode entrar em contato com o gabinete da vereadora Maria do Carmo Guilherme no telefone: 3526- 1308.