O governo do estado, por meio do secretário de Educação Dr. Herman Voorwaldt, confirmou esta semana a construção em Rio Claro de três creches e uma escola. A notícia foi divulgada durante reunião, em São Paulo, entre o secretário, o vereador Paulo Guedes e a secretária municipal de Educação Heloisa Maria Cunha do Carmo e o deputado estadual Cauê Macris.
Segundo Voorwaldt, a liberação para as unidades educacionais já foi feita e no momento, o governo estadual aguarda o envio de documentos por parte da prefeitura municipal para dar continuidade ao processo.
De acordo com o vereador Paulo Guedes, as áreas definidas para a construção das três creches atendem bairros onde existe grande concentração de mães que precisam trabalhar e, portanto, matricular os filhos em creches. Estes bairros são: Mãe Preta/São Miguel; Vila Olinda/Jardim Panorama; Guanabara/Palmeiras.
“Desde o inicio do ano, por meio de reuniões, ofícios e requerimentos, venho atuando em parceria com o deputado estadual Cauê Macris, a prefeitura e o governo do estado para que conseguíssemos amenizar o problema de falta de creches em Rio Claro. Este trabalho de interlocução entre os poderes Legislativos e Executivos resultou em algo muito positivo; hoje muitas famílias me procuram para externar que não conseguem vagas, com as novas creches esta demanda irá diminuir, e o meu objetivo como vereador é que consigamos zerar o déficit de vagas”, destaca Paulo Guedes.
A secretária Heloísa Do Carmo sinalizou que a prefeitura já está levantando toda a documentação necessária e que em breve encaminhará ao governo estadual. O deputado Cauê Macris ressaltou que esta atuação em conjunto entre Câmara Municipal e Assembleia Legislativa fortalece a vontade popular por mais creches e dinamiza o atendimento.
Em recente apresentação na Câmara Municipal, a Diretora do Departamento de Planejamento e Projetos Especiais da Secretaria Municipal da Educação, Eva Murbach, expôs que o maior problema ocorre no Berçário 1 (crianças de quatro meses a 11 meses e 30 dias) e no Berçário 2 (de um ano até um ano e 11 meses).
O vereador Paulo Guedes ainda enfatiza que as obras no Jardim Progresso, Terra Nova, Bonsucesso/Novo Wenzel e na escola Paulo Koelle na área central devem reduzir de forma significativa a lista de espera.
Em relação à construção de uma escola estadual, o secretário estadual Dr. Herman Voorwaldt divulgou que em breve ocorrerá o processo licitatório. O recurso destinado é de R$5.827.000,00 para atender jovens do 6º ao 9º ano.
Segundo informações da secretária Heloisa Do Carmo, a prefeitura doou área de 5 mil m² para o estado para a construção da escola que irá atingir os bairros Wenzel, Santa Eliza e Jardim Paineiras.