
Preservação ambiental coloca Rio Claro em posição de destaque no cenário paulista
‘Plantar’ hoje para colher amanhã. É nesta rota que a administração municipal, através das secretarias da Educação e Planejamento com o apoio da Câmara, iniciou ações de conscientização ambiental há quatro anos. As atividades são desenvolvidas por alunos do ensino fundamental que atuam como agentes ambientais. Na última segunda-feira, dia 18, no Gabinete do prefeito, solenidade marcou a entrega de prêmios.
Alunos das escolas Antônio Maria Marrote, Dante Egrégio, Monsenhor Martins, Silvio de Araújo, Hamilton Prado e do Projeto Amizade e Vida fizeram a entrega do Prêmio 2012 concedido pela Agência Nacional de Água (ANA) pelo programa Boas Práticas Ambientais e o Destaque do Ano 2013, também da ANA, pelas atividades da Semana da Água.
Presidente do Conselho Fiscal do Consócio da Bacia PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), Júlio Lopes observou que as ações ambientais devem ser desenvolvidas de forma regionalizada para que municípios possam agir de forma articulada possibilitando entre outros avanços a preservação e conservação dos rios. “O ser humano pode perdoar, Deus pode perdoar, mas a natureza não perdoa”, disse o vereador ao referir-se aos danos ambientais causados pela humanidade há décadas.
Du Altimari, em sua fala, citou o temporal que atingiu Rio Claro no último domingo. O prefeito frisou que em 45 minutos a chuva atingiu 129 milímetros no município. “Foi a maior chuva na nossa cidade nos últimos 20 anos”, comentou.
O prefeito citou ainda o trabalhou de despoluição do Ribeirão Claro, trabalho já concluído, para falar sobre a ação em andamento na Avenida Visconde. “Da mesma forma que aconteceu no Ribeirão Claro estamos fazendo com o Córrego da Servidão na Visconde. A obra visa eliminar que esgoto doméstico chegue ao Rio Corumbataí”, frisou.
Também participaram da solenidade: Heloísa Maria Cunha do Carmo, secretária municipal da Educação; Olga Salomão, secretária de Planejamento e Desenvolvimento; Edison Norberto, coordenador de Educação Ambiental; Roberto Foresti Junior, engenheiro da Sepladema e Waldemar Bóbbo (Condema). O vereador Geraldo Voluntário foi representado pela sua assessoria.