
Juninho verifica alambrado danificado através do qual desconhecidos invadem a escola
A falta de segurança na escola Caic, localizada na região do Jardim Brasília, na zona sul do município, foi abordada diversas vezes por João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas) no Plenário da Câmara. O alambrado de proteção, única barreira entre as pessoas que circulam pelas ruas e o estabelecimento de ensino, apresenta-se insuficiente para garantir à segurança por vários motivos. Buracos em sua estrutura e altura inadequada (muito baixa) tornam a escola vulnerável.
Na última segunda-feira, dia 11, Juninho da Padaria esteve no Caic onde constatou que o local foi mais uma vez invadida. O furto aconteceu no final de semana. Funcionários comprovaram o ocorrido na manhã de segunda-feira momentos antes do início das aulas.
“Saímos daqui toda semana na sexta-feira e voltamos na segunda. Não sabemos como vamos encontrar a escola”, disse uma funcionária ao lamentar mais um furto ocorrido. O democrata apurou que somente neste ano foram registrados oito boletins de ocorrência na Polícia Civil referentes a ataques na escola Caic. “Local destinado a aprendizado hoje é palco de vandalismo e até consumo de drogas. Isso é lamentável”, afirmou o vereador.
Funcionários informam que indivíduos não identificados também invadem o Caic também durante a noite no horário das aulas do EJA (Educação para Jovens e Adultos). “Eles entram na escola em horário de aulas, chutam as portas e quebram vidros”, afirma outra funcionária da escola. Em uma das vezes, diante da situação grave, a Guarda Civil Municipal teve de ser acionada.
Juninho da Padaria recorda-se que durante o período, cerca de um ano, que a Guarda Municipal manteve posto de segurança o Caic, que conta com 770 alunos, não sofreu vandalismo e furtos. “A comunidade escolar está refém de marginais. O poder público precisa dar uma resposta”, cobrou o vereador no Plenário da Câmara.
Aprovada por unanimidade pelo Legislativo, em 2012, com vigência no orçamento atual, emenda de autoria de Juninho da Padaria destinou R$ 150 mil para que a Prefeitura Municipal pudesse viabilizar a construção do muro ou gradil na área de entorno do Caic. “Defendo até hoje esta medida, infelizmente sem sucesso, visto que o investimento eliminaria o problema de invasões na escola”, frisa o vereador. “A meu ver, o que acontece no Caic é um descaso com professores, funcionários, alunos e seus respectivos pais e responsáveis”, finaliza.