O I Fórum Regional de Segurança Urbana e Rural, que acontece nesta sexta-feira, dia 08, das 8h às 17h, no Centro Cultural, tem entre as metas a definição de um documento oficial contendo as propostas de ações prioritárias em relação à segurança da região de Rio Claro que será entregue ao secretário estadual de Segurança Fernando Grella e ao governador Geraldo Alckmin. O evento é aberto ao público e gratuito.
Segundo o vereador Paulo Guedes, líder do PSDB e autor do projeto de Decreto Legislativo que institui o Fórum em Rio Claro, o documento, com as definições de medidas para proporcionar aos cidadãos mais segurança, feito em conjunto entre agentes políticos dos poderes Executivo e Legislativo, profissionais das áreas de segurança, juristas e sociedade civil da região tem um peso forte, sendo um instrumento para expor ao governador a necessidade de investimentos na segurança pública.
Entre as pautas que serão abordadas no evento, o vereador Paulo Guedes vem enfatizando a proposta de mudança do local do 37º Batalhão da Polícia Militar, que hoje está situada às margens da rodovia Washington Luis. “Por uma questão estratégica, o ideal seria que o Batalhão estivesse localizado mais próximo da população”, ressalta. O aumento do efetivo é outro pleito do parlamentar, que alerta sobre o pouco número de policiais em relação ao número de habitantes.
O jurista Drº Fernando Capez é um dos expositores e fará uma apresentação com o tema “Segurança Pública – Uma questão de dignidade”. Capez foi responsável pela condenação do “Monstro de Ibaté”, assassino e estuprador de crianças, a 75 anos de prisão.
Com a palestra “Indignação Massiva, estado de direito e democracia digital”, o jurista Luiz Flávio Gomes também integra o I Fórum Regional de Segurança. Em seu currículo, consta a participação da Comissão de Reforma do Código de Processo Penal, em 2000.
“A jurista Alice Bianchini, o delegado de Polícia e ex-secretário municipal de Segurança José Gustavo Viegas Carneiro, o Comandante da Polícia Militar de Rio Claro e região, o tenente-coronel Marco Antônio Bellagamba também estarão no Fórum, assim como a delegada Sueli Isler representando a Polícia Civil”, informa o vereador Paulo Guedes.
Mais informações podem ser obtidas no gabinete do vereador pelo telefone 3526-1300 ou na página facebook.com/ForumRegionalSegurança.