- Notícias, Segurança

Comissão discute acidentes de trajeto com membros de Cipa na Câmara Municipal

Compartilhe:

A Comissão de Direitos Humanos volta a se reunir nesta quarta-feira, dia 6

A Câmara Municipal, através da Comissão de Direitos Humanos, realiza nesta quarta-feira, dia 6, às 14 horas, reunião com o tema “Acidentes de trânsito” no Plenário. A informação é do presidente da comissão, vereador Anderson Christofoletti. Representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e de diversas empresas também vão estar presentes.

O encontro com integrantes de Cipa, explica Anderson, tem como objetivo principal encontrar, através de debates, alternativas para reduzir os acidentes de trajeto. “A maioria dos casos registrados no município acontece na entrada ou na saída dos trabalhadores”, observou o peemedebista na tribuna da Câmara.

Consta ainda na pauta da reunião os seguintes assuntos: a região central e as vias rápidas como principais locais onde ocorrem acidentes de trânsito; a frota de Rio Claro que hoje é composta por 150 mil veículos podendo atingir a marca de 180 mil nos próximos três anos; socorros a vítimas de trânsito efetuados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e estatísticas.

“Até agosto deste ano, foram registrados 703 acidentes com vítimas em Rio Claro. No mesmo período ocorreram 56 atropelamentos com total de 905 pessoas com ferimentos leves, médios e graves e 12 óbitos”, relatou Anderson Christofoletti.

Ainda, na sessão ordinária, o parlamentar salientou que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, a ONU, proclamou o período de 2011-2020 a “Década de Ações para Segurança Viária” com o objetivo de estabilizar e, posteriormente, reduzir os índices de vítimas fatais no trânsito em todo o mundo. “Esta é a linha definida pela Comissão de Direitos Humanos para o início dos trabalhos neste ano. Defendemos que nada é mais valioso do que a vida”, frisou Anderson no Plenário. A comissão conta ainda com os vereadores Geraldo Voluntário e Maria do Carmo Guilherme.