Problema que causava transtornos há mais de uma década aos moradores do distrito de Ajapi está próximo de ser solucionado. Em reunião, realizada na noite desta quarta-feira, dia 16, a Secretária de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema) Olga Salomão anunciou que em breve a antena de telefonia móvel instalada em frente a Igreja será ligada para fases de testes para avaliação do sinal.
O encontro com os moradores foi um pedido da vereadora Maria do Carmo Guilherme com o objetivo de destacar as ações do Executivo em relação ao Distrito. A Câmara Municipal também esteve representada pelo vereador Juninho da Padaria e assessores dos vereadores Raquel Picelli e Paulo Guedes.
Olga Salomão destacou que antes da liberação do alvará de funcionamento à empresa Vivo, ela quis ouvir os moradores em relação à antena de celular. Muitas pessoas estavam receosas sobre a possibilidade de riscos de doenças. Um abaixo-assinado foi feito pedindo soluções em sobre a falta de sinal de celular, porém, algumas pessoas não assinaram em decorrência de dúvidas sobre as ameaças para a saúde.
Em virtude desta preocupação foi chamado o engenheiro Alváro de Mattos Bártholo, da Associação Brasileira de Compatibilidade Eletromagnética, para explicar se há perigos para a saúde antenas de telefonia móvel. Estiveram presentes também o diretor de Defesa Civil, Danilo de Almeida e representantes da empresa Vivo e Vigilância Sanitária.
Segundo o especialista, pensar que a antena de celular pode causar câncer às pessoas que moram próximas da torre é um ledo engano visto do campo científico; as radiações emitidas são mínimas, o que resulta na segurança da população. Além disso, existem leis federal e estadual que estabelecem normas em relação às antenas de celular.
De acordo com informações de Olga Salomão e Maria do Carmo Guilherme assim que ligada a antena os moradores podem solicitar a empresa Vivo que se faça a medida de radiação. Com isso, a população poderá se certificar sobre a segurança para a saúde.
Com a antena ligada, a vereadora sugeriu que a população informe os locais onde o sinal está funcionando e os lugares onde o sinal ainda não funciona, para que sejam feitas as adequações. “A telefonia móvel vai atender mais de 10 mil pessoas na região de Ajapi. Esta era uma demanda que assumi para colaborar na solução. Foi uma parceria entre os moradores do Distrito e os poderes Legislativo e Executivo. Quero ressaltar ainda a disposição do prefeito Du Altimari que também participou de reuniões com moradores de Ajapi ”, enfatiza Maria do Carmo Guilherme.