- Notícias, Segurança

Pereira cobra ação intensificada na porta das escolas para garantir segurança aos alunos

Compartilhe:

Pereira discursa a favor da segurança de estudantes do município

A violência avança no país de forma assustadora, em várias frentes, desafiando o poder de reação das autoridades. A maioria das pessoas que agem às margens da sociedade tem como público alvo estudantes. A ação maligna, nas portas das escolas, tem como objetivo aproveitar-se da inocência para aumentar o número de vítimas.

Diante desta triste realidade, José Pereira dos Santos direciona seu mandato legislativo em busca de alternativas que possam frear a escalada do mundo do crime principalmente na porta de entrada dos estabelecimentos de ensino.

O vereador apresentou três requerimentos na Câmara Municipal os quais foram aprovados por unanimidade. No primeiro deles, Pereira solicita reforço da Ronda Escolar e ação da Guarda Civil Municipal nas áreas de entorno das escolas localizadas na região do Recanto Paraíso, onde situam-se o Nosso Teto e o Santa Maria.

De acordo com o parlamentar, moradores do bairro atestam que as esquinas das escolas estão sob o controle de pessoas mal intencionadas. A situação é verificada em plena luz do dia e também no período noturno.

Em resposta ao requerimento, o comandante da Guarda Municipal, Wlademir Walter informou que as rondas foram intensificadas no Recanto Paraíso, principalmente perto das escolas. “É preciso zelar pela integridade e proteção dos alunos combatendo a criminalidade”, afirmou.

Na mesma rota, Pereira solicitou o reforço da ronda escolar nas proximidades das escolas localizadas na zona norte. “No Cervezão, segundo relatos de pais de alunos, o medo é da falta de segurança”, enfatiza o vereador.

Na resposta, o comandante da Guarda, Wlademir Walter, informou que destacou viaturas para realizar rondas pelas escolas do Cervezão.

No terceiro requerimento, aprovado pela Câmara por unanimidade na sessão ordinária de 9 de setembro deste ano, Pereira solicita a implantação de bases comunitárias da Guarda Municipal em vários pontos do município. O parlamentar observa que os bairros afastados da área central necessitam de tal investimento para que a sensação de segurança seja assegurada.

“Os munícipes têm sofrido com a falta de segurança que gera o aumento do número de assaltos e a ações maléficas diversas, colocando em risco a segurança das pessoas que moram em Rio Claro”, afirma Pereira.

O secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, José Sepúlveda, em resposta ao requerimento, informou que existe projeto de construção do Posto da Guarda Civil Municipal na Avenida 7 que está inserido na obra de duplicação em andamento na área central.

Pereira, por usa vez, entende que a área central requer atenção especial da Guarda no que diz respeito à segurança pública, já que o local citado pelo secretário situa-se próximo o terminal de ônibus urbano utilizado por milhares de pessoas mensalmente. “Mas, continuo defendendo que bases sejam instaladas também na periferia onde a necessidade é ainda maior”, finaliza o vereador.