- Mulher, Notícias

Demandas de políticas públicas para as mulheres são entregues ao prefeito

Compartilhe:

A bancada feminina da Câmara Municipal de Rio Claro entregou na tarde desta quarta-feira, dia 09, o documento oficial “Carta das Mulheres”, que contêm as demandas e conquistas do gênero feminino ao prefeito municipal Du Altimari. Na próxima segunda-feira, dia 14,esta marcada a ida de uma comitiva de Rio Claro à secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo para entregar o documento ao secretário Fernando Grella e ao presidente da Assembleia Legislativa Samuel Moreira.

Na cerimônia com o prefeito nesta quarta-feira, a mesa de abertura contou com as participações da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Rosana Altimari, das vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme, do Delegado Seccional Francisco Osvaldo Martins Hope, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Roseli Correa, da Assessora Municipal de Atendimento e Referência à Mulher Bell Rezende, da delegada Sueli Isler, da secretaria de Ação Social Luci Wendel, da representante da vice-prefeita Olga Salomão, Lucia Panda. Estiveram presentes também o vereador Júlio Lopes e representantes dos vereadores João Zaine e Agnelo Matos.

A vereadora Raquel Picelli, autora da lei que institui a Carta das Mulheres, destacou que a prioridade na lista de demandas do gênero feminino está a criação de um prédio próprio para a Delegacia da Mulher e que todos os capítulos do documento estão em consonância com o Plano Nacional de Políticas Públicas para Mulheres.

Maria do Carmo Guilherme ressaltou que agora é o momento da realização das ações. Durante estes meses fizemos reuniões, debates e plenárias para elaborarmos as demandas, agora é hora de irmos em busca da consolidação das políticas públicas.

A Assessora Municipal Bell Rezende enfatizou que um dos pontos a ser explorado é o trabalho de campo nos bairros, principalmente onde existe grande vulnerabilidade social. Roseli Correa, presidente do Conselho Municipal, salientou que houve um intenso planejamento na elaboração da Carta das Mulheres e reinterou a fala da vereadora Raquel Picelli ao mencionar que a DDM é prioridade.

O Delegado Seccional Francisco Osvaldo Martins esclareceu que a DDM irá para um prédio próprio, onde atualmente funciona o Ciretran. “O delegado geral se comprometeu em enviar recursos humanos para o funcionamento da DDM. Assim que isto acontecer, a delegacia da mulher irá para este prédio.”

O prefeito Du Altimari frisou que o Legislativo, o Conselho, a Assessoria e as outras instituições e órgãos que abordam as questões do gênero feminino estão bem articulados e organizados, resultando em conquistas para as mulheres de Rio Claro.

A Carta das Mulheres também será enviada para deputados estaduais e federais com o mesmo objetivo de conseguir a concretização de ações.