Instituída em 1994, pelo projeto de lei do ex-presidente da Câmara Municipal, Sérgio Guilherme a Semana Ulysses Guimarães foi marcada pela solenidade na Praça da Liberdade na manhã da última segunda-feira, dia 7. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Du Altimari, vice Olga Salomão, presidente da Câmara Municipal – Agnelo Matos, Ruy Fina – Fundação Ulysses Guimarães, Francisco Hope – delegado da Seccional de Rio Claro, Oswaldo Manicardi – secretário de Ulysses, Álvaro Perin – ex-prefeito, o deputado federal Baleia Rossi, entre outros. Pelo Legislativo também estiveram presentes os vereadores João Zaine, Maria do Carmo, Paulo Guedes e José Pereira dos Santos.
Ruy Fina, na abertura da solenidade, destacou o compromisso assumido por Ulysses Guimarães em dezembro de 1965, um ano após o golpe militar. “Ele encarou o desafio de conduzir o país à redemocratização. Na época, o MDB não era um partido político, e, sim apenas um movimento”, observou.
Olga Salomão observou que o Partido dos Trabalhadores (PT) reconhece nacionalmente a importância de Ulysses Guimarães para o país. “O Poder Legislativo representa o povo. O PMDB de Rio Claro tem por obrigação referenciá-lo. A história de Ulysses não pode cair no esquecimento”, frisou.
Manicardi recordou-se das viagens pelo Brasil e até internacionais com Ulysses. “Sempre que questionado, ele falava orgulho que era de Rio Claro”, disse o secretário do deputado. “Hoje, represento a família Guimarães em diversos municípios brasileiros onde Ulysses é homenageado”, acrescentou.
Em sua fala, Maria do Carmo prestou homenagem à Dona Zilah, cabo eleitoral de Ulysses Guimarães desde o início de sua carreira política em 1947, que faleceu há dois anos. A vereadora também recordou-se das campanhas para deputado federal que participou em Rio Claro. “Me lembro do trabalho que realizamos no distrito de Ferraz”, citou. A peemedebista enfatizou também a iniciativa do seu irmão, Sérgio Guilherme, que culminou na criação da Semana Ulysses.
Agnelo Matos ao registrar que a Constituição completou Bodas de Prata neste ano prestou homenagem a Ulysses Guimarães : “Foi o maior político de Rio Claro e um dos maiores do Brasil”, afirmou. De acordo com o presidente da Câmara, o melhor modelo de sociedade é o democrático. “Ulysses não poupou esforços para tornar o sonho da democracia em realidade. É preciso levar estes fatos para dentro das escolas para que a história do deputado, filho de Rio Claro, seja perpetuada ao longo dos tempos”, defendeu.
Baleia Rossi, que recebeu a Medalha Ulysses Guimarães, falou do deputado como grande estadista. Lembrou da importância da democracia para o país, conquistada através de trabalho intenso encabeçado por Ulysses e destacou: “A política tem duas eras: antes e depois de Ulysses Guimarães. É um exemplo a ser seguido”.
O prefeito Du Altimari lembrou do trabalho de Ulysses Guimarães em prol da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro. “Como deputado, ele sempre ajudou o nosso hospital”, destacou. Altimari observou ainda, na presença de alunos da escola Marcelo Schmidt, que Ulysses saiu daqui de Rio Claro para chegar à Presidência da República e no comando da Assembleia Constituinte. “Um exemplo para todos nós. Homem que fez da busca pela democracia uma bandeira”, finalizou.