
Solenidade de posse foi realizada na tarde da última quarta-feira, dia 2, no Plenário do Legislativo
Encerrada a solenidade de posse, na tarde da última quarta-feira, dia 2, no Plenário da Câmara Municipal, integrantes do Parlamento Jovem 2013 definiram através de votação a Mesa Diretora. Aluna da escola Joaquim Ribeiro, Bárbara Freitas foi eleita presidente ao receber sete dos 12 votos.
À Mesa Diretora também foram eleitos: Thomas William Marques, da escola Roberto Garcia Losz, vice-presidente; Daniel Escobar da Silva Rodrigues, da escola Batista Leme, primeiro secretário e Caroline Nogueira, do Colégio Alem, segunda secretária.
Os demais integrantes do Parlamento Jovem são: Rodolfo Farias Gomes, Colégio Puríssimo; Elisangela Pinho Nogueira, escola Armando Bayeux da Silva; Victória Alves Villaça Felet, Colégio Objetivo; Stefani Paloma Ribeiro, da escola José Fernandes; Thiago da Silva Pereira, escola Zita de Godoy Camargo; Rafaela Bordolot, escola Marciano Toledo Piza; Bruno Augusto do Colégio Koelle e Sarah Gabriela Jaoud da escola Professor Garcia Losz.
A solenidade de posse teve na mesa principal o presidente da Câmara Municipal, Agnelo Matos, os vereadores Dalberto Christofoletti e Raquel Picelli. O prefeito Du Altimari foi representado pelo diretor de Políticas Especiais, Luiz Carlos Rezende, mais conhecido como Curinga.
“É muito bom saber que existem jovens interessados na renovação da política”, disse Dalberto. “Isso nos dá a certeza que o trabalho legislativo terá continuidade. Esta solenidade é um coroamento das ações que vocês desenvolveram para chegar até aqui”, completou.
Raquel Picelli ratificou o desejo de ver entre os membros do Parlamento Jovem candidatos a vereador em breve. “A Ditadura Militar nos deixou marcas profundas. Hoje, podemos celebrar a democracia de diversas formas. O Parlamento Jovem é uma delas”, ressaltou.
Para Luiz Rezende, a participação dos jovens é a única forma de oxigenar a política. “Precisamos de pessoas, sem vícios, que tragam novas propostas para o cenário político”, sinalizou.
Agnelo Matos concentrou a sua fala nas relações entre pessoas em diversas frentes. Segundo ele, toda pessoa que externa opinião e luta por espaço pratica política. “Seja dentro de uma fábrica ou na igreja, a política se faz presente. Na administração da cidade, a política está representada na figura do prefeito. Na fiscalização da prefeitura, a política se faz presente através da Câmara Municipal. Todas as pessoas que ocupam esses cargos são seres humanos passíveis de erros”, observou. “Para que pudéssemos viver em um país democrático, muitas lutas aconteceram. Não podemos ignorar a nossa própria história”, comentou.
A solenidade foi prestigiada pelos vereadores Júlio Lopes, Geraldo Voluntário e Juninho da Padaria e também pelo secretário municipal da Cultura, Sérgio Desiderá. Representantes das escolas que contam com alunos no Parlamento Jovem também acompanharam os trabalhos. A próxima sessão ordinária está confirmada para o dia 7 de outubro, às 16 horas.