
Representantes da comunidade solicitaram melhoria na Saúde segunda-feira na Câmara
Investir para possibilitar atendimento adequado de saúde à maior região populacional da cidade. É com este objetivo que Paulo Guedes apresentou requerimento, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal na última segunda-feira, dia 30. O parlamentar solicita à administração a adequação física do Pronto Atendimento (PA) do Cervezão com a construção de centro cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e Unidade de Tratamento Semi-Intensivo (UTSI).
Na avaliação do vereador, o investimento deve possibilitar à unidade médica contar também com enfermaria adequada, cozinha e lavanderia. Em seu requerimento, Guedes vê ainda a necessidade de se aumentar o número de leitos. “O que é preciso levar em conta, quando se discursa em prol da melhoria da estrutura do local, são as condições de trabalho dos profissionais que refletem diretamente no atendimento da população”, observa.
Para justificar o investimento, Paulo Guedes confirma que diariamente cerca de 500 pessoas são atendidas no PA do Cervezão. Em muitos casos, aponta o vereador, o atendimento médico requer intervenções cirúrgicas.
“Não podemos ignorar que hoje em dia vivemos duas situações que resultam em atendimento médico especializado. Falo dos acidentes de trânsito, que na maioria dos casos deixa a vítima gravemente ferida e da onda de violência que provoca ferimentos diversos decorrentes de facadas, garrafadas principalmente no rosto e até tiros”, detalhou o vereador.
Paulo Guedes comenta também que a zona norte, onde encontra-se o Grande Cervezão, possui hoje mais de 60 mil moradores, número maior do que o dos habitantes de várias cidades da região como por exemplo Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Itirapina, Ipeúna, Corumbataí, entre outras.
Para o vereador, ao criar estrutura sólida de atendimento ao público na área da Saúde no Grande Cervezão, a prefeitura vai desafogar os atendimentos feitos atualmente no Pronto Socorro Municipal Integrado, o PSMI, e também na Santa Casa de Misericórdia.
O investimento, pontua o vereador, não se justifica apenas pelo fato da redução do número de atendimento em unidades localizadas na área central. Ele alerta o poder público para a emergência dos casos. “Muitas vezes, a vítima precisa passar por intervenção cirúrgica na hora. Não há tempo para transferência. Daí a necessidade do Grande Cervezão contar com centro cirúrgico”, salientou.
Junto com o requerimento, Paulo Guedes protocolou documento com mais de 7 mil assinaturas. A manifestação pacífica na sessão ordinária da Câmara, na última segunda-feira, em prol de melhorias na Saúde ratifica a solicitação feita pelo vereador. “É preciso entender a voz do povo. Defendemos um investimento necessário. Confiamos que a administração municipal vai viabilizar as melhorias”, completou o vereador que também defende atendimento 24 horas nas unidades de saúde da Vila Cristina e do Jardim das Palmeiras.