- Educação, Infraestrutura, Notícias

Reforma da escola Victorino Machado torna ambiente acolhedor para alunos e funcionários

Compartilhe:

Paulo Guedes com a secretária Heloísa do Carmo e o diretor da escola Anderson de Lima

Oferecer espaços adequados para que educadores, alunos e funcionários possam se relacionar em perfeita harmonia. Com esta meta, a Secretaria Municipal da Educação, que tem Heloísa Maria Cunha do Carmo com titular, entra na fase final da reforma da escola Victorino Machado, na Rua M-9, no Cervezão. A obra, orçada em R$ 430 mil, segue reivindicação de Paulo Guedes que defende o investimento desde 2009, época que ainda não tinha mandato legislativo.

Iniciado em outubro do ano passado, o serviço já conta com etapas importantes concluídas como a substituição completa da estrutura e do teto do pátio onde funciona o refeitório e reforma completa da cozinha incluindo a área da despensa.

O diretor da escola Anderson de Lima explica que antes da reforma do pátio, as atividades pedagógicas ficavam prejudicadas em dias de chuva por conta do barulho. “Antes, tínhamos na cobertura telhas de zinco que além de causarem barulho tornava o espaço muito quente”, comentou.

De acordo com Paulo Guedes, a colocação das chamadas telhas sanduíches, que têm isolantes, a térmica e a acústica como características principais, tornou o ambiente mais refrigerado, possibilitou a utilização da iluminação natural da área além de contribuir com a circulação de ar.

“Neste local, 800 crianças com idades entre três e 11 anos, da educação infantil e do ensino fundamental, se alimentam diariamente. Era preciso criar um ambiente confortável. Daí a necessidade do investimento”, explicou Paulo Guedes.

A reforma da cozinha possibilitou às merendeiras melhores condições de trabalho para o preparo diário das refeições. O diretor Lima observa que foram trocadas as cubas das pias, colocadas prateleiras de alvenaria na despensa, entre outros investimentos. “Podemos dizer que o ambiente, agora, está alinhado com o que as merendeiras precisam para desempenhar um bom trabalho diferente da situação verificada anteriormente antes da reforma”, pontou Paulo Guedes.

Nesta reta final da obra, os serviços estão concentrados na reforma dos sanitários e em medidas necessárias que visam combate ao incêndio. “Este é um bom exemplo da união de esforços. A Câmara Municipal e a Secretaria da Educação trabalharam juntas e quem ganhou foi a comunidade”, disse Heloísa do Carmo ao vistoriar a reforma com Paulo Guedes.