- Educação

Professor Dalberto (PDT) com Frente da Educação recebe o Diretor Regional de Ensino

Compartilhe:

Professor Dalberto (PDT) e o Diretor Regional de Ensino, Beto Varussa, durante reunião da Frente Parlamentar.

O professor José Roberto Varussa, conhecido como Beto Varussa, Diretor Regional de Ensino de Limeira, que atende nove municípios, contendo 69 escolas estaduais e por volta de 70 escolas particulares, esteve no Plenário da Câmara Municipal a convite da Frente Parlamentar em Defesa da Educação na última quarta-feira (18), a fim de discutir as principais demandas referentes ao sistema público de ensino estadual.

Presidida pelo vereador Professor Dalberto (PDT), a reunião da Frente Parlamentar contou com a participação dos vereadores Agnelo Matos, Júlio Lopes, Anderson Christofoletti, Maria do Carmo Guilherme, Geraldo Voluntário e Paulo Guedes.

A primeira questão levantada foi sobre a possibilidade de novas unidades educacionais estaduais serem construídas em Rio Claro. Indagado a respeito, Varussa respondeu que na região do bairro Santa Eliza, em um terreno cedido pelo município, será construída uma nova unidade escolar, que já está em processo licitatório.

Beto Varussa também citou a construção de uma nova escola no Bom Retiro, que aguarda apenas a seção do terreno por parte do poder público municipal. Outras três áreas também devem ser cedidas ao estado, com cerca de 6000 m2 cada uma, desta vez para construção de novas creches.

O dirigente a seguir foi indagado sobre a possibilidade da criação de uma Diretoria Regional de Ensino em Rio Claro. “Eu não recebi nenhum comunicado ou documento a respeito deste assunto, portanto, desconheço qualquer possibilidade. Em minha opinião esta mudança não seria benéfica aos professores, já que limita o educador a uma região muito pequena de trabalho” respondeu Varussa.

Presente no encontro, professores da Escola Estadual Coronel Joaquim Sales solicitaram ao dirigente que o processo de transferência dos professores que não farão mais parte do quadro de educadores das escolas que passarão a atender em regime integral de ensino, seja realizado de maneira que os docentes não sejam prejudicados, principalmente no que diz respeito à perda de aulas e transferência de cidade.

A retirada do magistério da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) foi uma questão levantada durante a reunião da Frente Parlamentar. A LRF estabelece o limite máximo de 54% das receitas correntes líquidas, para fins de cobertura dos gastos com folha de pagamento de servidores públicos. Unânime entre todos os participantes da reunião, a discussão acerca desse tema deve ser levada adiante, em conjunto com outros municípios, pois é essencial para o desenvolvimento da Educação que professores possam ser mais bem remunerados e a lei, por conta desse teto, impossibilita tal reajuste.

No final da reunião, a Frente Parlamentar cobrou o dirigente sobre o cumprimento da Lei da Jornada (11.738/2008), já que exige que o docente fique 1/3 do período fora das aulas, para preparação de atividades, por exemplo, o que não vem ocorrendo e constantemente é pauta de reclamação dos professores.

A próxima reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Educação será no dia 02 de outubro, quarta-feira, às 18h, com representantes da Secretaria Municipal de Educação.