- Notícias

Passeio de trem entre Rio Claro e Santa Gertrudes conclui hoje seminário sobre turismo ferroviário

Compartilhe:

Encerrado no final da tarde de ontem (21), o ciclo de palestras sobre memórias ferroviárias é concluído na manhã de  hoje com passeio de trem entre Rio Claro e Santa Gertrudes. A atividade é reserva aos inscritos no programa que reúne participantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Maranhão.

Realizado no Salão Nobre da Câmara Municipal conforme decreto legislativo da vereadora Maria do Carmo Guilherme, o seminário Trens Turísticos – Memórias Ferroviárias tratou da viabilidade deste tipo de turismo no país e da preservação da memória ferroviária.

Iniciados na sexta-feira com a presença de autoridades municipais e especialistas dos setores ferroviários e turístico, os trabalhos destacaram projetos desenvolvidos em diversos estados por iniciativas municipais.

Os temas foram desenvolvidos pelo turismólogo de Itu Fábio Luiz Grisotto e o presidente da Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem João Bosco Setti, superintendente do Iphan Ivo Barreto, diretor do Museu do Trem Bartolomeu Homem Del Rei, diretor do Instituto de Ferrovias de Cajamar Júlio Moraes, gerente dos Sistema de Bondes de Santos Marcos Rogério Nascimento, gerente da Estrada de Ferro de Ipatinga (MG) José Mauro Cardoso de Oliveira e o relações públicas da ABPF Geraldo Godoy.

“A ferrovia é parte essencial da história de Rio Claro e do Brasil”, fez lembrar Maria do Carmo ao justificar a iniciativa do evento. Segundo ela, o objetivo é traçar planos para inclusão do município neste tipo de programa.

Para o presidente da Câmara Municipal  Agnelo Matos a desativação da ferrovia foi um erro ainda passível de revisão. “É preciso colocar o Brasil nos trilhos novamente; a malha ferroviária foi construída sem os recursos tecnológicos que hoje podem garantir sua restauração”, ponderou.

Na abertura dos trabalhos, o prefeito Du Altimari defendeu a disposição de vagões na antiga estação ferroviária da área central para desenvolvimento de programas culturais com foco na ferrovia.

O seminário foi organizado pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Turismo e seu titular René Neubauer com a Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais (ABOTTC), Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Câmara Municipal de Rio Claro e Movimento Preservação Ferroviária (MFF).