
O Trem do Corcovado será tema da primeira palestra a cargo de Sávio Neves Filho.
Com o objetivo de abrir espaço à realização de debates sobre a importância da preservação da memória ferroviária nacional bem como trazer especialistas do setor de turismo sobre os trilhos, a Câmara Municipal sedia nesta sexta-feira e sábado, dias 20 e 21 de setembro, o seminário “Trens Turísticos – Memórias Ferroviárias”.
O evento, incluído no calendário oficial do município através do Decreto Legislativo da autoria da vereadora Maria do Carmo Guilherme, é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de rio claro, Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais (ABOTTC) e Movimento Preservação Ferroviária (MFF).
A abertura do seminário está marcada para sexta-feira, dia 20, às 9 horas, no salão nobre da Câmara Municipal. A primeira palestra, às 9h45, ficará a cargo do presidente do Trem do Corcovado, vice-presidente da ABOTTC e deputado federal pelo Rio de Janeiro, Sávio Neves Filho. O tema será “O Trem do Corcovado e os Trens Turísticos Brasileiros”.
Ainda na sexta-feira, a programação traz as seguintes palestras: O Trem do Vinho da Serra Gaúcha, com a diretora da Giordani Turismo, Suzana Giodani; A Renovação do Museu do Trem, com o diretor do Museu do Trem (Iphan-RJ), Bartolomeu Homem Del Rei; Memórias da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, com o pesquisador Rafael Prudente Corrêa Tassi; O Plano Diretor de Rio Claro e o Futuro Museu Ferroviário, com o secretário municipal de Governo, Marcos Pisconti Machado; Os Trens Operados pela Serra Verde Express, com o diretor da Serra Verde Express e presidente da ABOTTC, Adonai Aires de Arruda Filho e A Estrada de Ferro Campos do Jordão, Seus Trens e Seus Bondes, com o diretor da Estrada de Ferro Campos do Jordão, Ayrton Camargo e Silva.
No sábado, dia 21, as palestras serão as seguintes a partir das 8h30: O Projeto do Trem Republicano entre Itu e Salto, com o turismólogo da Prefeitura de Itu, Fábio Luiz Grisotto; Estudos de Viabilidade Técnica para a Implantação de Trens Turísticos, com o diretor tesoureiro da ABOTTC e presidente da Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem, engenheiro João Bosco Setti; A Ação do Iphan na Preservação da Memória Ferroviária Brasileira, com o superintendente do Iphan, Ivo Barreto; Trem das Cachoeiras (Rio Acima): Lições e Experiências, com o diretor do Crat (Centro de Referência Ambiental e Turística e Operador do Trem das Cachoeiras), Flávio Garcia Iglesias Fernandes; O Papel da Indústria Ferroviária Brasileira, com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate; Estrada de Ferro Perus-Pirapora, Um Patrimônio Paulista, com o diretor do Instituto de Ferrovias e Preservação Ferroviária; O Sistema de Bondes Turísticos e o Museu do Bonde de Santos, com o gerente de manutenção do Sistema de Bondes de Santos, engenheiro Marcos Rogério G. Nascimento e Os Trens a Vapor Operados pela ABPF, com o assessor de relações públicas da ABPF, Geraldo Godoy. As atividades serão encerradas no sábado, às 18 horas, com a entrega de certificados.
De acordo com Maria do Carmo, a ideia de realizar seminário em Rio Claro surgiu a partir da viagem à cidade de Rio Acima, situada a 39 quilômetros de Belo Horizonte, junto com o secretário municipal de Turismo, René Neubauer, que recentemente inaugurou passeio turístico de trem maria-fumaça. “A ferrovia fez parte da minha vida, seja na minha infância ou no trabalho como assistente social e, dessa forma, me sinto na obrigação de colaborar no resgate desse período”, afirma a vereadora ao sinalizar que o objetivo desta ação é viabilizar o turismo ferroviário na cidade. “Uma das opções é o trecho entre Rio Claro e Santa Gertrudes. A outra, é, inicialmente, criar um roteiro dentro das instalações ferroviárias”, finaliza.