- Notícias

Semana da Pessoa com Deficiência vai focar a inserção no mercado de trabalho

Compartilhe:

Marinalva Cruz, supervisora do Padef, vai estar em Rio Claro no dia 25.

Igualdade de oportunidades. Com esta bandeira Rio Claro vai realizar a Semana da Pessoa com Deficiência – Um Novo Olhar a partir da próxima segunda-feira, dia 23. Com atividades que vão se estender até o dia 27 de setembro, o evento presta homenagem ao ex-vereador Paulo Bortolin que sempre colocou a sua atuação legislativa em defesa das pessoas que mobilidade reduzida.

Realizada pela Câmara Municipal, a partir da iniciativa do vice-presidente Júlio Lopes, e Prefeitura Municipal, a Semana da Pessoa com Deficiência vai contar com trabalho intenso voltado à inserção no mercado de trabalho. “As pessoas não devem ser contratadas apenas para cumprir a lei de cotas e sim pela capacidade profissional”, defende Júlio Lopes.

De acordo com a programação, de 23 a 27 de setembro, das 9 às 18 horas, será feito cadastro e recebimento de curriculum vitae de pessoas com deficiência em dois locais: Senac, Avenida 2, número 720, no Centro; Tigre Tubos e Conexões, na Avenida Brasil, número 4.233. “Estaremos buscando vagas no mercado de trabalho para que as pessoas portadoras de mobilidade reduzida possam ser inseridas”, adianta o parlamentar.

Ainda com relação ao mercado de trabalho, Júlio Lopes confirmou a vinda da supervisora do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (Padef), Marinalva Cruz a Rio Claro na quarta-feira, dia 25, às 19h30. A palestra com o tema “Cota Constitucional e Empregabilidade das Pessoas com Deficiência” vai acontecer no anfiteatro das Faculdades Claretianas, na Avenida Claret, número 1.724, Cidade Claret. Marinalva Cruz vai representar a Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho na Semana da Pessoa com Deficiência de Rio Claro.

Para o dia 27, no encerramento, às 7h30, está programada a palestra de orientação do INSS – Programa de Educação Previdenciária com o tema “Benefício da Prestação Continuada”. O evento será realizado no Clube de Cavaleiros na Floresta Estadual Navarro de Andrade.

A abertura oficial, na segunda-feira, dia 23, contará com apresentações culturais do Centro de Habilitação Infantil Princesa Victória, Centro de Atendimento ao Cego, Instituto Allan Kardec, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais no Jardim Público a partir das 9 horas. No mesmo local acontecerá a apresentação do Projeto de Equitação e Cinoterapia da Polícia Militar e pedágio na via pública com o tema “Eu defendo os direitos da pessoa com deficiência”, trabalho que contará com a distribuição de adesivos.