Falar em educação, independente do âmbito que esteja voltada a discussão é evidenciar o papel do professor no contexto sócio-educativo, já que são eles os responsáveis pela formação intelectual dos estudantes, dentro de uma relação de diálogo constante.
Proporcionar a estes profissionais condições de trabalho favoráveis e a possibilidade de crescimento profissional são algumas demandas que o poder público deve atender. Para tanto é necessário que os educadores tenham direitos iguais.
De acordo com essa linha de raciocínio, o vereador Professor Dalberto (PDT), desde o início de seu mandato, luta para que os professores do chamado “Quadro Dois” da Rede Municipal de Ensino tenham assegurado o direito de possuírem um Plano de Carreira no exercício de seu trabalho.
Os professores do Quadro Dois são profissionais que desempenham as mesmas funções dos demais professores do Quadro Um, porém sem o direito ao Plano de Carreira. “A continuar esta situação, se criará na rede municipal, profissionais de “primeira” e “segunda” divisão, o que é inconcebível para qualquer categoria profissional, em especial para os educadores, que são os responsáveis pelo amanhã deste país” argumenta Professor Dalberto.
O parlamentar lembra que seu primeiro requerimento após eleito, foi um pedido a Secretaria de Educação para que estendesse o direito ao Plano de Carreira a estes educadores. “Diversas vezes nos reunimos com a secretária de Educação, Heloísa do Carmo, para esclarecer esta situação e pedir a imediata correção” lembra Dalberto.
“Atualmente aguardamos o posicionamento oficial da Secretaria e continuaremos cobrando, inclusive em manifestações no plenário da Câmara Municipal, para que esta antiga reivindicação dos professores seja atendida” finaliza Professor Dalberto.