- Infraestrutura, Notícias

Paulo Guedes busca apoio da Alesp para ressarcir família no caso Chácara dos Pretos

Compartilhe:

A dívida histórica do país com a comunidade negra por conta da escravidão tem um dos seus principais capítulos em Rio Claro. O assunto foi abordado por Paulo Guedes na tribuna da Câmara Municipal: o caso Chácara dos Pretos.

O vereador tucano busca o apoio do deputado estadual Cauê Macris, que também é do PSDB, para que familiares de Alfredo Marques da Mata, ex-escravo que em 1850 recebeu através de doação feita por Maria Tereza de Jesus 280 alqueires da área conhecida como Chácara dos Pretos.

Através do requerimento aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, Paulo Guedes retoma o processo de usurpação da área, expõe o que chama de fraude ocorrida na década de 50 e une forças políticas para que familiares de Alfredo da Mata possam ser devidamente ressarcidos na atualidade.

“A injustiça social traduziu-se em uma ferida que segue aberta na história de Rio Claro. Ferida esta que constrange a sociedade, macula as grandes conquistas do passado e sombreia o futuro”, afirmou Paulo Guedes ao frisar que a família de Alfredo da Mata foi enganada, em 1954, por grupo de pessoas conhecidas e contemporâneas personalidades da cidade.

O parlamentar cita, no requerimento aprovado pelo legislativo, que tal grupo valendo-se da força, coação e chantagem, aproveitando-se da condição inculta dos negros donos da área se apoderaram da Chácara dos Pretos mediante a lavratura fraudulenta de escrituras, tomando-a como usucapientes. ”Os legítimos proprietários e herdeiros levados, a partir daí, a miserável e humilhante condição de expropriados”, acrescentou o parlamentar.

Com a ação do Instituto de Terras do Estado de São Paulo, o Itesp, que já enviou equipa para Rio Claro, formado por pessoas dos departamentos técnico e jurídico, para tratar do assunto, e o apoio do deputado Macris, que representará a Assembleia Legislativa de São Paulo, a Alesp, nesta discussão, Paulo Guedes acredita que os descendentes de Alfredo da Mata poderão enfim restabelecer a verdade dos fatos ofuscada por decisão judicial, prolatada pelo juízo da época, que reconheceu como acertado e justo o abuso resultante na expropriação praticada pelos proeminentes da época.
“Lutamos por esta causa por considerar que estamos diante da maior espoliação de terras de negros da história do Brasil”, concluiu Paulo Guedes ao entregar cópia do requerimento aprovado para o deputado Cauê Macris.