
Implantação de retorno na Avenida Brasil vai reduzir tráfego na Avenida dos Estudantes.
O fluxo intenso de caminhões na Avenida dos Estudantes, trecho que liga a SP-191, rodovia Rio Claro/Araras, às avenidas José Felício Castellano e 80-A, prejudica o tráfego de veículos e circulação de pessoas nos bairros Mãe Preta e Vila Industrial. Entre outros motivos, moradores destas localidades apontam o risco de acidentes e congestionamentos como os principais problemas.
Diante da situação, o vereador João Zaine, líder do Governo na Câmara Municipal, realizou trabalho para identificar a melhor maneira de amenizar o impasse no local. Como resultado do diagnóstico, o parlamentar detectou a quantidade elevada de caminhões que acessa a Avenida dos Estudantes pela SP-191 rumo ao pátio da empresa Whirpool.
A partir daí, Zaine entrou em contato com a empresa e através deste contato verificou que a implantação de um retorno na Avenida Brasil na altura da Avenida 88-A resolveria parte significativa do problema na Avenida dos Estudantes.
“Conversamos com a Whirpool e com a administração municipal. O resultado destas conversas é a realização desta obra que vai direcionar os caminhões do acesso à Avenida dos Estudantes para a Avenida Brasil. A partir deste ponto, os caminhoneiros, com o novo dispositivo de trânsito, vão acessar a Avenida 88-A onde estarão a 300 metros do portão que dá acesso ao pátio da empresa”, explica Zaine.
Com isso, analisa o vereador, o tráfego na Avenida dos Estudantes vai diminuir. O vereador observa também que o novo dispositivo de trânsito será utilizado por caminhões que partem da Owens Corning, DNP, entre outras empresas do Distrito Industrial. Com o retorno, cita Zaine, eles poderão retornar sentido SP-191 sem necessitar da rotatória da Avenida 80-A que hoje apresenta lentidão nos horários de pico: 7h30, 12 e 18 horas.
Na avaliação de João Zaine estudos para a duplicação da Avenida dos Estudantes são importantes, mas, enquanto obra de grande porte não é realizada é preciso definir algumas medidas que possam reduzir o problema no local.