- Notícias

Yves Carbinatti vence barreiras e brilha no esporte

Compartilhe:

Ex-aluno do Colégio Puríssimo, onde teve como professor o vereador Dalberto Christofoletti, Yves Carbinatti, 26 anos, esteve na Câmara Municipal na última quinta-feira, dia 2. O sorriso aberto e a vontade de vencer na vida não deixam dúvidas de que o acidente automobilístico que lhe tirou o movimento das pernas em 2008 foi insuficiente para confiná-lo ao campo das lamentações.

A cadeira de rodas que utiliza há cinco anos não o afastou dos estudos. Hoje, Yves Carbinatti comemora a carreira de engenheiro de produção. Comemora também as amizades verdadeiras que fez ao longo dos anos, principalmente na época de estudo no Puríssimo, que preserva através de contatos constantes.

Na conversa com o vereador Dalberto e o assessor parlamentar, Daniel Lapola, Yves Carbinatti comentou que sempre nutriu a vontade de se tornar piloto fato que causou estranheza em parte dos seus familiares.

Após o acidente em 2008, Yves Carbinatti conheceu a Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD), em São Paulo. “A partir daí, fui convidado a conhecer a categoria de kart na Granja Viana localizada em Cotia. Ao verificar que era possível pilotar um kart adaptado o desejo de me tornar piloto bateu forte”, recorda-se.

Os treinamentos foram intensificados e em 2010, Yves Carbinatti disputou a Copa São Paulo ao lado de outros 23 pilotos na categoria Parakart. Na condição de estreante, o rio-clarense terminou a competição em sétimo lugar. No mesmo ano, já pelo Campeonato Brasileiro, ficou na oitava colocação.

O desafio aumentou no ano seguinte. Em 2011, Yves Carbinatti foi o único piloto com mobilidade reduzida a disputar a Stock Car Junior. Foi eleito destaque da temporada ao pilotar kart a 150 quilômetros por hora. No mesmo ano, o jovem deu início ao estágio como engenheiro.

Em 2012, Yves Carbinatti brilhou no Parakart. Sagrou-se campeão na temporada que contou com 20 pilotos de São Paulo, um do Rio de Janeiro além de pilotos da Espanha, França e dos Estados Unidos.

Neste ano, um novo desafio. Ao lado do espanhol Andrés López, Yves Carbinatti integra a primeira equipe de pessoas com deficiência física a disputar a Pro 500 – principal categoria do kart nacional. A dupla encontra-se na oitava colocação após a realização de três etapas. A Pro 500 reúne 31 equipes.

As atividades esportivas de Yves Carbinatti não se resumem a pilotar kart. O jovem, com apoio do professor Ramon Lemos – integrante da equipe do campeão do UFC Anderson Silva – ele retomou os treinos de jiu-jitsu, modalidade que praticou por sete anos antes de sofrer o acidente. “O professor Ramon é uma pessoa especial. Ele adaptou os treinamentos e com a ajuda de amigos da academia voltei a treinar”, comentou Yves.

Disputando competições de kart e treinando jiu-jitsu, a Yves Carbinatti faltava ainda realizar um sonho: voltar a treinar boxe. E a vontade, hoje em dia, faz parte do passado. O Professor Macedo, que conta com academia na cidade, adaptou os treinamentos e hoje o jovem também conta com o boxe na sua agenda lotada.

“O acidente aconteceu na volta a Rio Claro após comemoração esportiva em Piracicaba. Um amigo conduzia o veículo. Dormi no banco traseiro do veículo e acordei na UTI. Nunca reclamo. Sou grato a Deus por ter sobrevivido e valorizo cada dia que posso desenvolver atividades mesmo com a mobilidade reduzida”, afirmou Yves Carbinatti.

Para Dalberto Christofoletti, quem Yves chama carinhosamente de professor, a força demonstrada pelo jovem no dia-a-dia, o respaldo familiar e de amigos não deixam dúvidas de que na vida tudo é possível quando se tem vontade de vencer. “O Yves é um exemplo para todos nós. Um vencedor, sem dúvidas”, comentou o vereador.