A Câmara Municipal realizou na noite de terça-feira, dia 30, no plenário da Casa, solenidade para a entrega da Medalha Policial Militar – Ano 2012. A homenagem está alinhada com o Decreto Legislativo – número 397/12 – de autoria do vereador João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.
Os policiais homenageados foram os seguintes: Valdir Pires Trindade, do Rádio Patrulhamento; Diego Barbosa Silva, da Ronda Escolar; Clodoaldo Tenório, da Equipe Escolta Preso; Elaine Godoy, da Base Comunitária Móvel; Milton Alves da Silva Junior, Policiamento Força Tática; Alessandro Amâncio Alves, Rocam – Policiamento com Apoio de Motos; Kleber Alberto Dorricio, do Patrulhamento Hipo – Policiamento a Cavalo; Josemar Brigatto, Canil – Policiamento com Apoio de Cães; Carlos Roberto Pompeo, Policial Administrativo; Olávio Ferreira da Silva, Veteranos; Ruggero Augusto Seron, do Proerd; Rui Gonçalves de Oliveira, do Policiamento Rodoviário e o soldado Nilton Claro.
A Mesa Principal foi formada pelo presidente do Legislativo, Agnelo Matos, vereadores Professor Dalberto e João Zaine (que representou a prefeita em exercício Olga Salomão), Agnaldo de Arruda do Tiro de Guerra e Marco Antonio Bellagamba, comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar. Também prestigiaram o evento os vereadores: Anderson Christofoletti, Paulo Guedes, Raquel Picelli, Juninho da Padaria, Geraldo Voluntário, Sérgio Moracir Calixto e Júlio Lopes.
Na Tribuna de Honra da Câmara estavam os familiares dos homenageados acompanhados do major Luís Alberto Irikura, capital Jean Marcos de Figueiredo, capitães André Vianna, Adilson da Silva Marques e Rodrigo Arena além do coronel da reserva Mário Ghiselli Filho, entre outros. Francisco de Assis coordenou a solenidade.
Em sua fala, Juninho da Padaria observou que os policiais militares homenageados na noite representam toda a corporação. “Dentro da farda existe o ser humano que diariamente deixa a sua casa para realizar trabalho em prol da segurança da população”, afirmou o democrata. “Gostaria de parabenizar às famílias dos homenageados que dão a retaguarda necessária para que eles possam realizar o trabalho em prol da segurança de todos”, disse.
O policial Ruggiero Augusto Seron falou em nome de todos os homenageados. Agradeceu a Deus em primeiro lugar e em segundo destacou também a importância da família que dá a força necessária para que o PM possa desenvolver as suas atividades. “Gostaria também de parabenizar o nosso comando que está em sintonia conosco”, sinalizou.
Marcos Bellagamba, na sequência, observou que o trabalho desenvolvido pelo comandante é o reflexo das ações da tropa. Destacou que entre as mais diversas profissões muitos optam pela carreira policial simplesmente pela razão de servir à comunidade. “As famílias têm participações diretas nas homenagens concedidas hoje pela Câmara. Os policiais se destacaram por promover a paz social, por defenderem ideais de honestidade que representam os valores éticos que norteiam o dia-a-dia da nossa corporação”, apontou o comandante.
João Zaine parabenizou Juninho da Padaria pela iniciativa e discursou aos PMs: “Enquanto nós dormimos, vocês estão atentos. Enquanto nos divertimos, vocês estão arriscando a vida. Quando nossos filhos vão à escola, vocês deixam os seus para garantir a segurança dos nossos. Obrigado, legião de idealistas”.
Agnelo Matos, no encerramento da solenidade, observou que a Câmara Municipal representa a sociedade rio-clarense. Disse que a medalha entregue não reflete apenas homenagem do Legislativo e sim de toda a cidade. “Vivemos um momento difícil. Para que os policiais militares possam realizar um bom trabalho nas ruas a retaguarda familiar se faz necessário. Quero que Deus continue abençoando vocês e seus respectivos familiares. Vocês são corajosos, vitoriosos, os verdadeiros heróis de Rio Claro”, enfatizou.