- Notícias

Proprietários rurais se reúnem com objetivo de criar o Conseg Rural

Compartilhe:

A criação de um Conselho de Segurança Rural (Conseg) foi tema de reunião realizada na noite da última sexta-feira, dia 19, na Secretaria Municipal de Agricultura de Rio Claro, entre o vereador Paulo Guedes, o secretário municipal da Agricultura Carlos De Lucca , a presidente do Conseg Floridiana Madalena César e sitiantes.

O assunto ganhou força a partir de encontro entre o vereador Paulo Guedes,o tenente Marcos Queiros (policial militar da reserva – ex-comandante do Corpo de Bombeiros), major PM Lideraldo, tenente-coronel Bellagamba (comandante do 37º BPM/I) e o secretário municipal da Agricultura Carlos De Lucca no início do mês.

“Após esta reunião com a Polícia Militar deliberamos que seria marcado um encontro com os proprietários para expor a importância e de como funciona o Conseg”, afirma o vereador Paulo Guedes.

De acordo com o vereador, os sitiantes manifestaram a necessidade de ações de segurança nas zonas rurais. Muitos relatam que já foram assaltados diversas vezes, porém foi constatado que poucos registram o Boletim de Ocorrência.

A presidente do Conseg Floridiana Madalena César destacou que a realização do B.O é fundamental. “O número de registros de ocorrências é o fator principal de levantamento de dados que a Secretaria Estadual de Segurança Pública se baseia para tomar providências. Se nós não notificamos a ocorrência é como se ela não existisse para a secretaria de segurança do estado. Desta forma, eles concluem que não há a necessidade de implantar ações na zona rural” esclarece.

Ao serem perguntados sobre as dificuldades para identificar o local quando o 190 é acionado, o secretário municipal de Agricultura Carlos De Lucca informa que já está sendo feito mapeamento das zonas rurais que poderá ser visualizado no google. “Entendemos que com isto os atendimentos serão mais ágeis”.

Paulo Guedes explica que a criação do Conseg gera inúmeros benefícios aos moradores rurais. “As cidades que possuem Consegs rurais podem ser contempladas com diversos programas do governo estadual, incluindo serviços voltados à segurança. Meu objetivo é ajudar os sitiantes a criar o conselho e partir daí buscar parcerias com o estado”, enfatiza.

Após a implantação do Conseg Rural em Rio Claro, Paulo Guedes afirma que já está trabalhando para a realização do 1º Fórum Regional de Segurança Rural e Urbana. “Temos diversas ideias para a programação deste evento. Destaco as entrevistas que serão feitas com a comunidade rural a fim levantar dados, principalmente, sobre segurança. O objetivo é elaborar documentos da área rural da região e fazer estatísticas sobre o número de roubos e furtos para encaminharmos tanto para secretaria estadual de segurança quanto para secretaria de agricultura do Estado, onde estive no começo do mês conversando com a secretária Mônika Bergamaschi”, declara Paulo Guedes.

Outro benefício resultante da criação de um Conseg Rural é que o governo do estado pode disponibilizar um “Poupatempo Móvel”.

“o produtor rural pode ter acesso a mais de 50 serviços prestados como, declarações de conformidade, orientação para adesão a programas como linhas de crédito, financiamento e seguro rural, informações sobre cursos, dias de campo, publicações, até compras de mudas e sementes, para citar apenas alguns”, orienta o vereador.

Os proprietários rurais presentes de mostraram interessados com a criação do Conseg e tiraram dúvidas com Madalena César. Entre outros temas, ela explicou que o Conseg integra obrigatoriamente um integrante da Polícia Militar e um da Polícia Civil. “E eles têm que participar de pelo menos uma reunião por mês. Assim, as polícias têm conhecimento da real situação. Outro fato importante é que cada um recebe um cópia da ata, que é também enviada a secretaria estadual de segurança.”

Madalena ainda salientou o programa “Vizinhança Alerta”, que tem como objetivo mobilizar os vizinhos em uma ação conjunta de segurança. “Este trabalho é para que sejam definidas estratégias entre os vizinhos para que todos possam combinar um meio especial para vigiar ou alertar sobre um perigo”.

Para Paulo Guedes esta primeira reunião foi positiva, sendo que o próximo encontro já está marcado para a próxima sexta-feira dia 26, às 19h, na secretaria de Agricultura. Mais informações podem ser obtidas no gabinete do vereador.