- Educação, Notícias

Importância da escola na formação social é destacada pelo vereador Agnelo Matos

Compartilhe:

Em solenidade na última sexta-feira, dia 12, para comemorar os 50 anos da escola “Monsenhor Martins”, o vereador e presidente da Câmara Municipal Agnelo Matos salientou a importância da escola na formação social dos cidadãos. “Além do aprendizado didático, as unidades escolares podem exercer papel essencial no desenvolvimento intelectual de crianças e jovens no sentido de orienta-los sobre cidadania, cultura, ações sociais, entre outros pontos. E desta maneira, fazer com que eles consigam enxergar mais perspectivas para um crescimento tanto profissional quanto pessoal”, enfatizou.

Agnelo Matos conta que estudou na escola Monsenhor Martins entre os anos de 1973 e 1976. “Esta festa pelos 50 anos da escola foi particularmente especial; esta unidade escolar tem entre suas diretrizes expandir a mente dos alunos e permitir que eles façam uma reflexão sobre seus objetivos e ideais”.

Esta linha de educação realizada pela escola Monsenhor Martins é a forma com que o vereador Agnelo Matos destaca ser a mais eficiente na formação dos alunos. “Constantemente exponho que é preciso pensar em educação de uma maneira mais complexa, não apenas focada no ensinamento didático; é enxergar a escola como uma formadora social. Para isso, não se pode somente atribuir ao professor responsabilidades, toda a escola precisa estar integrada, inclusive com mudanças nos métodos didáticos”, observa Agnelo Matos.

O vereador ainda menciona outro exemplo deste contexto educacional ao relatar a apresentação, durante o Júbilo de Outro da escola, de um ex-aluno que cantou a música “É preciso saber viver”, composta por Roberto Carlos e Erasmo Carlos. “Ele entoou esta canção justamente com o objetivo de mostrar que a vida é feita também de dificuldades e obstáculos, mas que precisamos ter discernimento e conhecimento de supera-los e por isso, acredito que a escola colabora com esta sabedoria”, avalia.

Além da análise da educação, o presidente Agnelo Matos também mencionou que a secretária municipal de Educação Heloísa Maria Cunha do Carmo em conjunto com outros órgãos municipais vem desenvolvendo medidas em relação a construção do auditório da escola Monsenhor Martins.

“Estou satisfeito que atual administração conseguiu resolver os problemas jurídicos que envolviam as obras para construção do auditório e que agora se pode abrir o processo licitatório para a realização desta benfeitoria”, concluiu Agnelo Matos.