Em solenidade realizada na noite da última sexta-feira, dia 5, na Paróquia São Francisco de Assis, localizada no Jardim Panorama, o Padre Edmundo de Lima Calvo recebeu o título de Cidadão Rio-Clarense. A homenagem segue Decreto Legislativo de autoria da vereadora Maria do Carmo Guilherme aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.
A mesa foi composta pelo presidente da Câmara Agnelo Matos, primeira secretária Maria do Carmo Guilherme, segundo secretário Dalberto Christofoletti,o prefeito Du Altimari, vice- prefeita Olga Salomão, Pe. Candido Aparecido representando o bispo Dom Fernando, e o homenageado Pe. Edmundo Calvo.
Também estiveram presentes na solenidade os vereadores Paulo Guedes, Geraldo Voluntário e representantes dos vereadores Julio Lopes e Moracir Calixto, além da comunidade da paróquia São Francisco de Assis e caravanas de Santa Bárbara’Oeste e Mombuca estavam prestigiando o Pe. Edmundo.
Presente na solenidade, o presidente da Câmara Municipal, Agnelo Matos destacou os trabalhos desenvolvidos pelo Padre Edmundo. “O Padre Edmundo tem o dom de servir as pessoas e orienta-las com palavras e ações. Esta honraria é o reconhecimento da comunidade de Rio Claro em virtude do trabalho que ele desenvolve na cidade”
Autora da homenagem, Maria do Carmo Guilherme enfatizou a maneira como Padre Edmundo realiza seu trabalho. “Percebo que a comunidade tem no senhor um líder. Nas atividades de pastoral da sua igreja todos estão empenhados em participar ativamente. Padre Edmundo ensina a comunidade a não olhar apenas para si próprio. Os jovens o veem com admiração e respeito.”
O prefeito Du Altimari e a vice-prefeita Olga Salomão também destacaram a importância do trabalho de Padre Edmundo para as famílias e parabenizaram a Câmara Municipal, em nome da vereadora Maria do Carmo Guilherme, pela justa homenagem.
Romildo do Anjos falou em nome da comunidade do respeito, admiração e carinho que todos sentem pelo Pe. Edmundo, destacou seu caráter e humildade, exemplo de homem, amigo e padre.
Padre Candido declarou a imensa felicidade de estar participando neste momento tão especial na vida do Pe Edmundo, “ cidadão do reino do céu e de nossos corações” agora também cidadão rio clarense, destacou.
Após receber a honraria por representantes das comunidades, Padre Edmundo agradeceu a homenagem e salientou a importância da democracia e conscientização política. Ele ressaltou que os vereadores tem que estar próximos das comunidades e defendeu a proposta do vereador Professor Dalberto em realizar sessões legislativas nos bairros. “Esta maior aproximação atende o conceito de que vereador é um representante do povo”.
Padre Edmundo ainda enfatizou que a sociedade civil também precisa atuar para o crescimento da cidade e salientou a prática da cidadania. “Aqui na comunidade é proibido usar copos descartáveis e cada cidadão limpa sua calçada”, informou o padre que também solicitou ao prefeito um campo de futebol no bairro.
O Padre Edmundo é pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Rio Claro. É animador diocesano da Pastoral do Dízimo. Foi pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Rafard, da Paróquia São Pedro, em Mombuca, e da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Santa Bárbara D´Oeste. Também foi ecônomo da diocese.
Possui especialização em Bíblia, hebraico, latim e grego. Assessora a Pastoral do Dízimo em paróquias e dioceses do Brasil. É biblista, palestrante e escritor, tendo publicado seis livros: O trilho, Dízimo – Palavra de Deus, Guia de implantação do dízimo, Dízimo – benção de Deus, O testemunho- Celebrando a partilha, Batismo – porta da salvação. É artista plástico paisagista.