Pauta permanente dos gestores públicos, melhorias no distrito da Ajapi foram discutidas em reunião entre o prefeito Du Altimari, a vereadora Maria do Carmo Guilherme e moradores na noite da última segunda-feira, dia 1º.O encontro foi de iniciativa da vereadora Maria do Carmo com o objetivo de destacar as ações do Executivo em relação ao Distrito.
Dentre as benfeitorias já concluídas a vereadora ressaltou a inauguração do Centro de Qualificação que permite o Projeto Livro Vivo possibilitando a leitura sem o pagamento de taxa ou tempo determinado para a entrega, o curso de corte e costura e melhorias no Programa de Saúde da Família.
A falta de sinal de telefonia móvel foi o primeiro assunto a ser abordado. Moradores explicaram aos representantes da prefeitura e Câmara Municipal das dificuldades enfrentadas devido a impossibilidade da utilização do telefone celular.
Altimari questionou os moradores se há consenso na reivindicação que sinaliza para a instalação de uma antena no distrito e recebeu resposta afirmativa. Segundo o prefeito, a resolução não depende apenas dele, porém, se prontificou a entrar em contato com empresa de telefonia para verificar qual é a real possibilidade de viabilizar o investimento. A telefonia móvel vai atender mais de 10 mil pessoas na região de Ajapi.
Pontas de ruas sem asfalto causam transtornos diários em várias localidades do município, em Ajapi a situação não é diferente. Moradores explicaram que em determinado trecho do distrito a poeira é constante devido ao tráfego de caminhões que transportam cana. Principalmente nos dias mais quentes, citaram as famílias presentes no encontro, fica impossível respirar.
O prefeito explicou que Ajapi conta com grave problema de drenagem o que leva a necessidade de intervenção semelhante ao que está ocorrendo no Jardim Inocoop. O problema, esclareceu Altimari, é que no momento não há como a prefeitura contrair financiamento volumoso para resolver a questão no distrito.“O ideal seria conseguir recursos a Fundo Perdido”. O prefeito também se comprometeu em estudar medidas paliativas que possam amenizar o problema. O estudo defendido pelo chefe do Executivo caminha no sentido de viabilizar o asfalto sem, no momento, fazer a implantação das galerias.
Maria do Carmo Guilherme propôs realizar reunião com a secretaria de Obras para tratar do assunto e adiantou que vai entrar em contato com a empresa responsável pelo transporte da cana para solicitar que pelo menos duas vezes por semana possa providenciar que a estrada de terra seja molhada.“Estamos falando de saúde pública. Neste sentido se faz necessário o contato emergencial com a empresa”, defendeu.
Na área esportiva, Maria do Carmo afirmou que o secretário de Esporte Reginaldo Breda confirmou a contratação do professor Adriano Almeida para as aulas de jiu-jitsu. As atividades no Centro de Ocupação, criado pelo Governo Altimari, vão acontecer duas vezes por semana. O prefeito salientou, ainda, que no mesmo local, a partir da próxima semana, será realizado curso de técnica de pintura e restauração de móveis (dias 8, 15, 22 e 29 de abril, das 13 às 18 horas) e o curso de Papel Artesanal (dias 10, 17 e 24 de abril, das 13 às 18 horas).
A limpeza urbana também foi alvo de insatisfação por parte dos moradores de Ajapi. Eles relataram que a prefeitura até que providencia periodicamente a limpeza porém o serviço é insuficiente para manter o distrito limpo. Na avaliação de Altimari, que admitiu problema no setor neste início de segundo mandato, a limpeza urbana – para ser eficaz – requer regras definidas. Ele estuda a possibilidade, a exemplo do que verificou em Indaiatuba, de enviar projeto à Câmara estipulando o valor de R$ 1,00 por metro quadro de limpeza feita pela prefeitura por serviço realizado. A situação está em estudo.
Moradores solicitaram apoio político no sentido de regularizar o horário da coleta de lixo em Ajapi. Atualmente, afirmam as famílias, o caminhão da empresa responsável pelo serviço passa pelo distrito em horários alternados causando transtornos à população.
Com relação a estrada vicinal que liga o Distrito Industrial de Rio Claro a Ajapi, melhorias também são reivindicadas. Altimari explicou que providenciou toda a limpeza do acostamento e agora vai verificar a possibilidade de reforçar a sinalização conforme solicitação dos moradores que residem no distrito.
As famílias que residem na Mata Negra também puderam expor ao prefeito municipal em encontro que antecedeu a reunião no Centro de Qualificação. Os moradores solicitaram reforma no campo de bocha. Du Altimari verificou a demanda e destacou que é preciso analisar o orçamento para a realização da benfeitoria.