Líder do Governo na Câmara Municipal, o vereador João Zaine, em parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) confirma a realização da palestra para a apresentação do Projeto ALI (Agentes Locais de Inovação). A atividade está marcada para acontecer no próximo dia 10 de abril, quarta-feira, a partir das 8 horas, no salão nobre da Câmara.
O projeto ALI, desenvolvido pelo Sebrae, tem por objetivo gerar ganhos de competitividade além de promover às melhores práticas de gestão e inovação. O gabinete parlamentar solicita a confirmação da presença no e-mail: [email protected].
Programa – trata-se de uma proposta que tem como objetivo levar, de forma continuada, a inovação e a sua gestão para as pequenas empresas. A ideia é sensibilizar empreendedores e empresários sobre a importância de inovar, rotineiramente, como uma estratégia para crescer.
A gestão da inovação, levada por meio de Agentes Locais de Inovação, ajuda na sobrevivência dos negócios, num cenário cada vez mais competitivo e global. O Programa ensina que inovar nem sempre é sinônimo de grandes investimentos financeiros.
Agentes – são profissionais recém-formados e capacitados pelo Sebrae. A missão dos Agentes Locais, nesta proposta pioneira que alia extensão acadêmica e tecnológica, é disseminar conceitos de inovação de acordo com as necessidades e as características de cada empreendimento.
Os Agentes Locais de Inovação são os principais executores do programa. São pró-ativos e foram devidamente recrutados, selecionados e capacitados com postura colaborativa. Têm como papel principal orientar a empresa atendida na elaboração de projetos. Para isso, pesquisam, interagem com interlocutores do setor atendido, incentivam, acompanham e monitoram resultados.
Objetivos – a principal meta é levar a cultura da Inovação para as pequenas empresas, contribuindo assim para a formação dos empresários e sensibilizando-os para a importância da inovação como fator indispensável. Pretende-se ainda, com a proposta, formar e capacitar profissionais capazes de exercer a função de agentes locais de inovação, disponibilizando-os para a comunidade empresarial. Empresas inovadoras são aquelas que praticam rotineiramente a gestão da inovação.