Com a aproximação da Semana da Mulher, a vereadora Raquel Picelli relembra que a bancada feminina do Legislativo colaborou para a criação do Fórum Permanente de Economia Solidária, e durante a sessão legislativa desta quarta-feira, dia 13, a vereadora destacou o trabalho de um grupo de artesãos que está se mobilizando para a formação da cooperativa “Jóias da Terra – Biojóias”.
O grupo começou a trabalhar na criação da cooperativa em janeiro após o término do curso de Biojóias ministrado pelo arte educador Carlos da Mata. Uma Mostra com os produtos também foi realizada no NAM.
As atividades contam com o apoio da Prefeitura de Rio Claro, por meio do Programa Municipal de Economia Solidária, vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social, que tem à frente Luci Helena Wendel Ferreira e à Universidade Estadual Paulista (Unesp), parceira no Programa.
Para a vereadora Raquel Picelli esta iniciativa sobre a utilização de produtos naturais é bem vista e está alinhada aos conceitos atuais sobre meio ambiente.
“Estou presidenta da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara Municipal e avalio que a formação desta cooperativa trará diversos benefícios aos artesãos. A ligação entre responsabilidade ambiental e geração de renda é fundamental para uma conscientização coletiva”, analisa a vereadora.
Raquel Picelli ainda enfatiza que adquiriu um colar feito com sementes e que estas sementes poderão retornar à terra para que possam iniciar um novo ciclo de vida.
Para Marta Ceccato, diretora de Desenvolvimento Social da SMAS, as Biojóias são peças produzidas com, no mínimo, 70% de elementos naturais, os quais são retirados da natureza quando ela oferece seus frutos, ou seja, as sementes são colhidas do chão sem causar danos ao meio ambiente.